A Meta revelou, nesta quarta-feira (25), a versão 3.2 da Inteligência Artificial Llama. A companhia apresentou a nova versão durante o Meta Connect, com forte destaque na capacidade do modelo de linguagem em compreender textos e imagens.
O modelo de IA generativa se destaca pelo código aberto. A versão Llama 3.2 será capaz de interpretar gráficos, tabelas, imagens, textos, criar legendas nas imagens e também identificar objetos, dependendo das descrições feitas pelo usuário. De acordo com a Meta, a versão está disponível em modelos de pequeno, médio porte e também modelos leves somente de texto para dispositivos mobile.
“Hoje, estamos lançando o Llama 3.2, que inclui LLMs de visão de pequeno e médio porte (11B e 90B) e modelos leves somente de texto (1B e 3B), que se encaixam em dispositivos móveis e de ponta selecionados“, informou a Meta em seu Blog oficial.
Durante a apresentação, a Meta destacou como o Llama 3.2 será ainda mais eficiente, com a capacidade de compreender imagens e gráficos além de texto. “Por exemplo, uma pessoa pode fazer uma pergunta sobre qual mês do ano anterior sua pequena empresa teve as melhores vendas, e o Llama 3.2 pode então raciocinar com base em um gráfico disponível e fornecer a resposta rapidamente“, informou a empresa em seu blog.
O grande diferencial da nova versão do modelo de linguagem é sua capacidade de interpretação de imagem. Em vídeo demonstrativo, a companhia de Mark Zuckerberg demonstrou como o LLM é capaz de analisar uma imagem, criar uma legenda descritiva, oferecer a possibilidade de identificar objetos e procurar por imagens semelhantes.
Leia Mais:
- Apple iOS 18.1 Beta é lançado com funções de IA
- OpenAI o1: dona do ChatGPT apresenta novo modelo de IA
- Estudante constrói reator nuclear caseiro com ajuda de tutorial de IA
Como é possível ver no vídeo acima, a capacidade do Meta Llama 3.2 é bem impressionante. Por último, a companhia destacou como a versão mobile da ferramenta de IA poderão resumir mensagens e realizar outras funções; como enviar convites para reuniões. Segundo a Meta, o processamento dos parâmetros vai acontecer diretamente no dispositivo, acelerando o processo de resposta.
O LLM Meta Llama 3.2 está disponível para download no llama.com e também no Hugging Face. Mark Zuckerberg está em busca de expandir o alcance da IA e vem realizando diversas parcerias com empresas como: AMD, AWS, Dell, Google, Microsoft e muitas outras.
Fonte: Blog Meta