De acordo com estudo científico, termos como inteligência artificial nas descrições de produtos reduz o interesse de compra. Realizado na Washington State University a pesquisa buscou descobrir a relação entre IA e o comportamento dos consumidores.

    A pesquisa foi publicada na Journal of Hospitality Marketing and Management. O estudo sobre inteligência artificial teve mais de mil participantes. Pelos resultados obtidos, apesar do amplo investimento das empresas no segmento, parece que as pessoas não confiam em ferramentas de inteligência artificial.

    Publicidade.

    A pesquisa aconteceu da seguinte forma: os participantes reagiram a produtos com e sem menção à inteligência artificial. Os pesquisadores dividiram os produtos em oito categorias diferentes, obtendo o mesmo resultado de redução de interesse em todas as categorias de produtos.

    CRÉDITOS: Freepik

    Segundo a pesquisa, quanto maior o valor base do produto, como televisores e eletrodomésticos, menor era a confiança das pessoas. Ou seja, o estudo da universidade americana parece apontar que as pessoas não confiam na inteligência artificial. Como muitas vezes as ferramentas de IA são falhas, o resultado não é uma surpresa.

    Quem comandou a pesquisa foi o professor de marketing Mesut Cicek. Para ele, a menção da IA reduz a intenção de compra dos consumidores. Na publicação, Cicek citou a redução na confiança emocional em relação ao termo e como isso afeta o desejo na aquisição de produtos.

    Quando a IA é mencionada, ela reduz a confiança emocional, o que, por sua vez, diminui intenções de compra

    Mesut Cicek – professor de marketing na Washington State University

    Leia Mais:

    • Estudante constrói reator nuclear caseiro com ajuda de tutorial de IA
    • Meta Llama: tudo sobre o modelo de IA generativa da dona do Facebook
    • Tesla ASS faz carro viajar sozinho até o dono

    O professor de marketing também destacou, no estudo, como à menção a inteligência artificial foi consistente entre as categorias. “Testamos o efeito em várias categorias, e os resultados foram consistentes: mencionar a IA nas descrições é uma desvantagem“.

    A inteligência artificial se tornou prevalente em diversos setores, principalmente no segmento de tecnologia. Porém, Mesut Cicek, destacou como mencionar a IA pode não ser uma boa ideia na hora de apresentar um produto. Segundo ele, é mais importante mencionar as funções do produto, ao invés de focar na presença da IA.

    Como podemos ver nos resultados do estudo, parece que vai levar algum tempo até as pessoas confiarem na inteligência artificial. Por isso, o professor aponta a importância da pesquisa no segmento de marketing e na descoberta de formas de não deixar os consumidores desconfiados em relação ao lançamento de produtos.

    Fonte: Taylor and Francis

    Share.