A MediaTek confirmou oficialmente o lançamento de seu mais recente chipset de ponta, o Dimensity 9400. Dessa forma, o dispositivo está marcado para chegar no dia 9 de outubro. Com o slogan AI Chip Leap, o chip está posicionado para impulsionar funcionalidades de inteligência artificial mais avançadas em futuros dispositivos.
Entre os exemplos estão os Oppo Find X8 e Oppo Find X8 Pro. Além disso, confirma um rumor do início deste ano. Isso porque informações que surgiram em fevereiro já apontavam para um lançamento no quarto trimestre deste ano. Assim, a chegada em outubro confirma a previsão de meses atrás.
O Dimensity 9400 vai manter o design de CPU com todos os núcleos grandes de seu predecessor, adotando a arquitetura de CPU ARM BlackHawk. Esta arquitetura é conhecida por oferecer um desempenho aprimorado. Em termos de fabricação, o chipset é produzido utilizando o processo N3E de 3nm da TSMC.
Leia mais
- MediaTek lança chip intermediário Dimensity 7350
- Samsung Galaxy S25 pode ter versão com chip MediaTek
- MediaTek revela chips Dimensity 7300 e Dimensity 7300X
Ele possui um super núcleo Cortex-X925 de 3.63 GHz, três núcleos grandes X4 de 2.80 GHz e quatro núcleos A725 de 2.10 GHz. Para gráficos, ele utiliza a GPU Mali-G925-Immortalis MC12. Além disso, suporta a memória LPDDR5X de 10.7Gbps, a mais rápida do setor, proporcionando tempos de carregamento reduzidos para aplicativos e jogos.
Segundo análises do site NanoReview, o Dimensity 9400 alcançou pontuações de 2874 e 8969 nos testes de um e vários núcleos do Geekbench, respectivamente. Em termos de desempenho gráfico, o chipset registrou 134fps no teste GFX Aztec 1440P off-screen Vulkan, superando em 86% o desempenho do chip Apple A18 Pro dos iPhones 16 Pro e Pro Max.
Os resultados também indicam que o desempenho do chipset é 41% superior ao do Snapdragon 8 Gen 3 do ano passado. Informações adicionais do tipster Weibo, Digital Chat Station, apontam que o desempenho da GPU foi 30% superior ao do Snapdragon 8 Gen 3 no teste 3D Mark, enquanto o consumo de energia foi 40% menor.
Entretanto, essas não foram as únicas melhores e destaques de desempenho do dispositivo. Isso porque a performance de ray tracing melhorou quase 20% em comparação com a geração anterior.
Fonte: Weibo