A Mingyang Smart Energy inaugurou, nesta semana, a maior turbina eólica offshore do mundo. A empresa chinesa informou que a instalação possui potência de até 20 MW e área de varredura de vento equivalente a 9 campos de futebol. A turbina está localizada na região de Hainan, na China.
A China anunciou construção do projeto em 2023 e o modelo superoU outra versão, inaugurada ano passado, de 18 MW de potência. A maior usina eólica do mundo foi projetada para ser leve e modular. O modelo MySE18,X-20MW possui rotor eólico com diâmetro de 260 a 292 metros. Segundo a Mingyang, a área total de varredura de vento é de 66.966 m².
A China já investiu US$ 11 bilhões em projetos de energia solar e eólica, nos últimos anos. A inauguração da maior usina eólica do mundo é mais um passo do país asiático em ampliar investimentos em energia limpa e renovável. Além disso, a Mingyang já confirmou que possui planos de construir outra usina eólica maior ainda.
A Mingyang Smart Energy afirma que a turbina consegue gerar até 80 milhões de kWh de eletricidade, com velocidade média anual de vento de 8,5 m/s. A companhia também garante que a maior usina eólica do mundo é capaz de abastecer 96 mil residências o ano inteiro.
Do mesmo modo, o modelo MySE18,X-20MW é capaz de suportar condições climáticas intensas. A companhia destacou como a usina pode resistir a tufões de nível 17, com velocidades de vento de até 79,8 m/s. Isso é muito importante, pois Hainan é uma região da China com fortes tempestades e muita presença de vento.
Leia Mais:
- Maior do mundo: youtuber cria iPhone com tela de 88 polegadas
- Bluetooth 6.0: tudo sobre a nova tecnologia de conexão
- SECA BEM DEMAIS e atende ligações! Lava e Seca Samsung Bespoke AI
Dessa forma, a maior usina eólica do mundo (por enquanto) consegue trabalhar mesmo com o clima caótico de Hainan. Assim, as turbinas continuam gerando eletricidade e abastecendo as residências de muitas famílias chinesas.
A Mingyang também possui projeto para construir uma usina de capacidade de até 22 MW, que quando inaugurada se tornará a nova maior usina eólica offshore do mundo. O Brasil também investe em projetos de energia renovável, como por exemplo laboratório da UFSC que promove produção de energia limpa
Fonte: Mingyang