A LG apresentou, nesta semana, uma tela flexível que pode ser esticada em até 50%. De acordo com a companhia, a tecnologia vai se tornar o ‘formato definitivo’ dos displays e poderá ser utilizada em diversas formas, como em dispositivos dobráveis ou enroláveis.
A tela flexível da LG possui 12 polegadas e pode atingir tamanho de até 18 polegadas (ao ser esticada). A companhia destacou como o modelo oferece resolução de 100 pixels, além de reprodução completa do padrão de cores RGB.
A LG investe no segmento e sua tela flexível apresenta uma evolução considerável, em relação ao protótipo apresentado em 2022. Nos últimos dois anos, a companhia conseguiu evoluir bastante o quanto a tela pode ser esticada, saindo de 20% para 50%.
No comunicado à imprensa, a LG destacou diversos usos da tela flexível. Na imagem acima vemos o display com função touch, funcionando como se fosse a tela multimídia de um carro. Ao tocar na tela, a porção central levanta e o usuário pode escolher diversas funções.
A durabilidade é um fator importante quando falamos de dispositivos enroláveis ou dobráveis. O mesmo é válido para a tela flexível da LG. Não haveria muito sentido conseguir esticar a tela, se o display apresentasse baixa resistência à deformação.
Segundo a companhia, o novo modelo é capaz de aguentar mais de 10 mil ciclos de deformação. Do mesmo modo, ele é feito com tecnologia micro-LED e as cores RGB serão mantidas na resolução de 100 pixels, mesmo após múltiplas deformações.
O vice-presidente executivo da LG Display, Soo-young Yoon destacou como a companhia pretende continuar os investimentos no setor. “Continuaremos a construir um futuro ecossistema de telas sustentável através de uma estreita cooperação entre a indústria sul-coreana, o meio académico e as partes interessadas na investigação“.
É interessante vermos o avanço da tecnologia. No futuro poderemos ver o modelo sendo utilizado em diversos produtos, como smartwatches, celulares e quem sabe até mesmo em Smart TVs,. A LG deve lançar o primeiro produto oficial com tela flexível nos próximos anos, enquanto continua desenvolvendo a tecnologia.
Fonte: LG Display, Toms Hardware