Créditos: Divulgação/LG

    A fabricante LG apresentou um novo ar-condicionado para o mercado brasileiro com tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA). O modelo é o LG Dual Inverter Voice + AI Bi-Split Frio, ou simplesmente LG Bi-Split Frio, que já está à venda no país.

    Ele é similar a um ar-condicionado split convencional, mas tem uma expansão importante. O aparelho permite a instalação de duas evaporadoras a partir de uma única condensadora. Na prática, é possível climatizar dois ambientes ao mesmo tempo e em configurações diferentes, de acordo com a vontade do ocupante do local.

    A fabricante vende esse aparelho como um modelo residencial, para casas ou apartamentos mais compactos e que são frequentados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

    O funcionamento duplo do ar-condicionado. (Fonte da imagem: Divulgação/LG)

    Por ser um modelo da linha Dual Inverter, isso significa que o compressor dele entrega até 70% de economia de energia e uma refrigeração até 40% mais rápida a partir de um ruído mínimo.

    O novo ar-condicionado da companhia conta ainda com conectividade Wi-Fi e controle por comandos de voz, usando as plataformas Alexa, Google Assistente e LG ThinQ. Além disso, ele vem com um controle-remoto completo e com visor.

    A IA funciona ao aprender os hábitos dos moradores com o tempo de uso. Dessa forma, ele consegue fazer configurações automáticas incluindo regulação de temperatura e mudar direção ou intensidade do vento.

    Ele tem ainda um sensor automático de flutuação de tensão para agir contra picos de energia de até 450V.

    O condensador é compacto e pode ser instalado até em varandas. (Fonte da imagem: Divulgação/LG)

    O LG BI-Split Frio é vendido no Brasil em duas configurações, de acordo com a potência desejada para a segunda evaporadora:

    • LG BI-Split Frio 9.000 + 9.000 BTU/h — a partir de R$ 6.000
    • LG BI-Split Frio 9.000 + 12.000 BTU/h — a partir de R$ 7.000

    O modelo já pode ser encontrado em lojas online de todo o Brasil. Por enquanto, ele ainda não foi colocado à venda no site da própria fabricante.

    Fonte: LG

    Share.