O Google Sala de Aula comemorou recentemente seu décimo aniversário com um anúncio significativo para o Brasil: a adição da ferramenta Leitura Guiada à plataforma. Esta nova funcionalidade, apoiada por inteligência artificial, propõe aprimorar o processo de alfabetização, oferecendo uma educação mais personalizada.
A Leitura Guiada é projetada para fornecer acompanhamento individualizado aos alunos. Assim, conta com atividades ajustadas ao seu nível de leitura e feedback instantâneo sobre a pronúncia e compreensão durante as sessões de leitura.
A assistente digital Diya, integrada à ferramenta, desempenha um papel crucial ao corrigir a pronúncia dos estudantes e oferecer suporte contínuo. Dessa forma, a empresa garante que ele promove a independência e colaboração entre os mesmos.
Disponível por meio do Google Workspace for Education, a Leitura Guiada também dá acesso a uma vasta biblioteca de conteúdos em português e espanhol. Segundo Rodrigo Pimentel, head do Google for Education, a implementação da Leitura Guiada no Google Sala de Aula representa um passo significativo missão da empresa.
“O Leitura Guiada no Google Sala de Aula representa um passo significativo em nossa missão de tornar a educação mais acessível e equitativa no Brasil, com atenção individualizada e colaborando para estratégias ainda mais assertivas no processo de alfabetização”, disse Rodrigo Pimentel.
Para os educadores, essa ferramenta é uma aliada valiosa, pois permite monitorar o progresso de leitura dos alunos individualmente e em grupo. Os professores podem personalizar as atividades de leitura conforme o nível e interesse de cada aluno, utilizando os insights da ferramenta para adaptar o ensino de maneira eficaz.
Os principais recursos da Leitura Guiada permitem que os professores personalizem o ensino ajustando o nível de dificuldade dos livros e materiais de acordo com as habilidades individuais dos alunos.
Dessa forma, utilizando inteligência artificial, a ferramenta também oferece feedback em tempo real sobre a pronúncia e o entendimento do texto. Além disso, permite o monitoramento do progresso por meio de relatórios detalhados sobre a precisão, velocidade e compreensão da leitura, tanto individual quanto coletivamente.
Leia mais
- Busca do Google começa a mostrar respostas geradas por IA
- Justiça dos EUA considera separar Google em várias empresas
- Gemini: IA do Google pode ler a tela do seu celular Android
De acordo com o Google. a ferramenta ainda promove a leitura autônoma por meio de uma biblioteca diversificada e atividades envolventes. Mas isso não é tudo. Isso porque ela também oferece suporte em português e espanhol, aumentando a acessibilidade para estudantes de diversas origens linguísticas.
Fonte: Google