Créditos: Microsoft/Copilot

    Durante o lançamento de um foguete na China, a operação deu errado e cidadãos chineses precisaram sair correndo. O foguete Long March 2C apresentou problemas logo após a decolagem no centro de lançamento Xichang Satellite, na província de Sichuan, na China.

    O Long March 2C possui quatro foguetes YF-21C que utilizam hidrazina e tetróxido de dinitrogênio como combustível. No vídeo (logo abaixo), é possível ver o vazamento do combustível do foguete da China, enquanto as pessoas correm desesperadas.

    Publicidade.

    Como é possível ver as pessoas correndo bem próximas do local da queda, parece que os procedimentos de evacuação local não foram realizados antes do lançamento. Do mesmo modo, o centro de lançamento é bem próximo de uma pequena cidade na China, algo bem perigoso e com sérios riscos para a população.

    Até o momento da publicação desta notícia, o governo da China não se manifestou sobre os problemas no foguete. O Long March 2C carregava o telescópio SVOM (Space Variable Objects Monitor), um projeto em conjunto entre China e países da Europa, como França e Alemanha.

    Como o material do combustível vazou durante a queda, o conteúdo do foguete se espalhou pela mata da região. Portais internacionais não conseguem informar se o conteúdo traz algum risco à saúde das pessoas e a fauna e flora local da região.

    Não há informações se o telescópio SVOM sofreu danos durante o lançamento do foguete na China. Problemas como este já aconteceram nos Estados Unidos e grupos ambientais processam a SpaceX, após explosão do foguete Starpship. Na ocasião, a explosão do foguete trouxe diversos problemas à cidade próxima ao local. Além disso, no último mês um pedaço da Agência Espacial Internacional (ISS) caiu em uma casa nos Estados Unidos. Por sorte ninguém ficou ferido.

    O foguete da China causou pânico na população, que precisou sair correndo para se proteger. Não é o primeiro acidente com lançamentos espaciais a acontecer, também não deve ser o último. O vídeo acima mostra o quão importante é o processo de evacuação das pessoas próximas ao local de lançamento. Existe a necessidade de construir centros de lançamento de foguetes em locais isolados, evitando confusões com as populações locais.

    Fonte: Tweaktown

    Share.