O Instagram ajusta a qualidade de vídeos e fotos de acordo com a popularidade das postagens. A revelação foi feita pelo chefe do Instagram, Adam Mosseri, durante uma sessão de perguntas e respostas em vídeo. Lá, ele explicou como a quantidade de visualizações afeta a nitidez dos conteúdos na plataforma.

    De acordo com Mosseri, o Instagram busca exibir a melhor qualidade de vídeo possível, mas adapta a resolução com base na frequência de visualizações. Entretanto, é possível que isso mude à medida com que a popularidade muda.

    Publicidade.

    “Se algo não é assistido por muito tempo — porque a maioria das visualizações ocorre no início — a plataforma passa a exibir o vídeo em uma qualidade inferior”, afirmou. No entanto, se um vídeo voltar a receber visualizações consideráveis, a qualidade é automaticamente aprimorada.

    Agendar posts Instagram / Instagram vai promover conteúdo originalAgendar posts Instagram / Instagram vai promover conteúdo original
    Arte/Mundo Conectado

    Esse sistema de ajuste tem como objetivo principal priorizar recursos de processamento para vídeos de maior engajamento. Em resposta a uma publicação no Threads, Mosseri acrescentou que o Instagram aloca mais recursos para conteúdos de criadores que atraem mais visualizações.

    Dessa forma, essa política adotada pelo Instagram pretende manter a qualidade elevada para publicações populares. Isso, claro, sem comprometer o desempenho da plataforma diante da grande quantidade de vídeos publicados diariamente.

    Leia mais

    Quando questionaram Mosseri sobre o impacto desse sistema para criadores com audiências menores, ele reconheceu que isso é um tema preocupante. Entretanto, destacou que o engajamento do público tende a se basear no conteúdo, e não na qualidade técnica dos vídeos.

    De acordo com ele, a intenção da plataforma é permitir que o público acesse o conteúdo de maneira ágil e eficaz, mesmo que isso implique na apresentação inicial de um vídeo em uma codificação menos sofisticada.

    Foto: Souvik Banerjee/Unsplash

    Em 2021, a Meta revelou que suas plataformas suportavam cerca de 4 bilhões de transmissões de vídeo diárias apenas no Facebook. Para lidar com essa carga, a empresa adotou uma abordagem de codificação gradativa: vídeos recém-postados recebem uma codificação inicial mais básica.

    Dessa forma, à medida que uma publicação ganha tempo de exibição, o Instagram faz uma nova codificação, melhorando a qualidade visual. Assim, quando um conteúdo atinge altos níveis de popularidade, ele recebe a codificação mais avançada, porém mais demorada e que exige maior capacidade.

    Fonte: The Verge

    Share.