A SpaceX realizou manobra inédita, neste final de semana, com o booster do foguete Starship. A companhia do bilionário Elon Musk conseguiu pegar o motor em pleno ar enquanto ele retornava à Terra, apenas 7 minutos após o lançamento do foguete.

    O feito é impressionante e revoluciona as viagens espaciais. Ao resgatar o booster do megafoguete, a SpaceX poderá tornar realidade o sonho de reutilizar o Starship em mais viagens. Dessa forma, além de investir na evolução dos foguetes a companhia também garante redução massiva dos custos financeiros de cada lançamento.

    Publicidade.

    Mechazilla capturou o Super Heavy Booster!

    Celebrou a SpaceX no X

    O lançamento do Starship aconteceu em Texas, nos Estados Unidos. O foguete da SpaceX realizou o voo, na direção do Golfo do México, enquanto o booster se desconectou do Starship e iniciou a viagem de volta.

    Ressaltamos que o booster é um motor de foguete projetado para impulsionar o foguete, enquanto ele realiza a viagem até a órbita. A sua função é essencial durante os lançamentos e a reutilização dos motores é imprescindível na redução dos custos das viagens espaciais.

    O Super Heavy Booster conseguiu voltar ‘de ré’ realizando o trajeto contrário do foguete, até a plataforma Mechazilla, da SpaceX, resgatar o motor. Como podemos ver no vídeo (acima), a complexa manobra é executada com precisão.

    Foto: Divulgação/SpaceX
    • Starlink ultrapassa 4 milhões de usuários
    • SpaceX: Elon Musk quer lançar cinco naves não tripuladas para Marte em até dois anos
    • SpaceX retira funcionários do Brasil após conflito de Elon Musk com STF

    Este é a primeira captura de booster da história, um passo na direção da reutilização rápida“, comentou Dan Huot, gerente geral de comunicações da SpaceX. O dono da companhia, Elon Musk, com certeza também está muito feliz com o resultado do lançamento.

    A SpaceX está há meses preparando a captura do motor do foguete do Starship. Durante os lançamentos anteriores do megafoguete, a companhia de Elon Musk iniciou uma série de testes, buscando garantir a segurança do projeto.

    Ao concluir a captura do booster de forma segura e eficiente, a SpaceX dá um passo enorme na direção de viagens espaciais mais rápidas e baratas. A redução de custos é um dos grandes propósitos da SpaceX e essa tecnologia vai chamar a atenção da NASA e outras agências espaciais ao redor do mundo.

    Fonte: ARS Technica

    Share.