As inteligências artificiais já são uma realidade em diversas áreas ao redor do mundo nos dias de hoje, e está muito enganado quem pensa que o mercado automotivo ficou de fora disso.

    Desde o uso para aumentar a quantidade e a qualidade dos veículos fabricados até o uso nos painéis e computadores de bordo, as IAs têm mudado e ajudado muito a indústria de veículos.

    Além de ajudarem no desempenho do carro, as inteligências artificiais também podem trazer mais segurança, novos designs e diversas vantagens.

    Só para você ter uma noção, algumas marcas já estão adicionando AIs em seus veículos, como por exemplo o Peugeot 208, E-Rifter, 508 SW, entre muitos outros modelos da montadora.

    Publicidade.

    Aliás, muitas outras marcas, principalmente as voltadas para a fabricação de veículos elétricos, já estão investindo em inteligência artificial.

    Quer saber como as IAs estão moldando a indústria automotiva atualmente? Então continue acompanhando por aqui que vamos te explicar tudo!

    Em primeiro lugar, as IAs afetam extremamente as fábricas de veículos de forma positiva, tendo em vista a automação que ela trás para a indústria.

    Atualmente, muitas fábricas estão bem automatizadas e contam com diversos robôs que auxiliam e fazem a montagem dos carros.

    Aliás, muitos destes robôs estão equipados com IAs e conseguem realizar as suas funções com uma precisão impressionante.

    Imagem de peoplecreations no Freepik

    Além disso, as inteligências artificiais também ajudam na criação de protótipos de veículos digitais, o que ajuda muito na hora de criar ou atualizar um modelo.

    E não para por aí: as inteligências artificiais também otimizam os processos de fabricação, seja na hora de conferir quando o maquinário precisa de manutenção e também auxiliam na gestão de materiais usados na fabricação!

    Atualmente não é raro encontrar veículos que contam com ótimos painéis e assistentes virtuais, mas você sabia que grande parte deles usam inteligência artificial?

    Muitos dos aplicativos desses sistemas, incluindo os comandos por voz e a integração com smartphones, utilizam inteligência artificial.

    Além disso, os veículos mais modernos têm sistemas de estacionamento e até mesmo de piloto automático, onde ambos os exemplos funcionam com IA.

    A praticidade e conforto que essas funções trazem são enormes, o que faz com que a procura por veículos como esse fique maior.

    Aliás, esses tipos de tecnologias só mostram como a inteligência artificial trás vantagens em todos os setores do mercado automotivo.

    Sem dúvida, uma das maiores melhorias que as IAs trazem para a indústria automotiva é o aumento das segurança nas fábricas.

    Em algumas fábricas de automóveis as câmeras são equipadas com uma inteligência artificial que detecta se um funcionário está usando os equipamentos de proteção individual enquanto trabalha.

    Aliás, algumas dessas câmeras também conseguem detectar alguns tipos de comportamentos inseguros, o que faz com que os riscos de acidente diminuam.

    Além disso, muitos robôs e outras tecnologias das fábricas garantem que a equipe presente na fábrica fique segura, seja na hora da prevenção ou se realmente acontecer um acidente.

    Apesar de não ser aplicada em muitas fábricas ao redor do mundo, estas tecnologias são uma tendência e só agregam a segurança e aos negócios da fábrica.

    Não é só nas fábricas que as IAs ajudam quando o assunto é segurança, pois no trânsito o carro também pode evitar acidentes com essas tecnologias.

    Muitas pessoas não sabem, mas diversos sistemas de assistência ao motorista bem conhecidos de alguns carros modernos funcionam com inteligência artificial.

    Alguns dos exemplos mais famosos são:

    • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC): Uma das tecnologias mais comuns e importantes, o ACC faz com que o carro ajuste a velocidade de forma automática para manter uma distância segura com o veículo da frente.
    • Frenagem automática de emergência (AEB): Outra tecnologia de segurança muito importante que usa inteligência artificial é a frenagem automática de emergência. Como já diz o nome, o AEB detecta detectar pedestres e objetos nas ruas que podem causar acidentes e, ao encontrar estes itens, freia automaticamente.
    • Aviso de saída de faixa (LDW):  Também conhecido como assistente de manutenção de faixa (LKA), esta tecnologia alerta o motorista que o veículo está saindo da faixa sem usar o pisca alerta e o mantém dentro das linhas.

    Além disso, existem outros sistemas que utilizam IAs, como por exemplo, o monitoramento de ponto cego, detecção de fadiga, entre outros. 

    As IAs na indústria automotiva já são uma realidade, porém, a tendência é que elas sejam muito mais usadas no futuro.

    O mercado de carros elétricos está cada vez maior a cada ano e a estimativa é que ela continue crescendo.

    Além de mais sustentáveis e econômicos, grande parte dos carros elétricos oferecem uma grande variedade de tecnologias.

    Desde sensores de pista, assistentes virtuais, diagnósticos automáticos até a otimização do consumo de energia, as inteligências artificiais são algo indispensável para os veículos elétricos hoje.

    Aliás, muitos acreditam que daqui a alguns anos grande parte dos veículos estará equipado com autonomia completa, ou seja, serão pilotados sem a ajuda de um humano, e isso só é possível com o uso de inteligência artificial.

    E não é apenas os carros elétricos que são afetados pelas IAs, pois as fábricas e montadoras estão passando por grandes mudanças também.

    A infraestrutura das fábricas está sendo bastante atualizada e diversos robôs equipados com inteligência artificial estão deixando o trabalho muito mais dinâmico e eficiente.

    Como falamos acima, os funcionários das fábricas também podem ser afetados caso a empresa use tecnologias de segurança em suas câmeras.

    Bom, como você pode ver, as IAs estão ajudando cada vez mais a indústria automotiva e pelo andar das coisas, ainda teremos uma presença muito maior dessas tecnologias nos próximos anos.

    E o seu carro, tem alguma ferramenta que usa inteligência artificial? Conte pra gente nos comentários!

    Share.