O Google está planejando uma atualização significativa para o Android com o objetivo de simplificar o acesso a redes Wi-Fi públicas. A ideia é conseguir facilitar a conexão em locais que possuem servidores de internet aberto, mas que fazem a necessidade de autenticação por parte dos usuários.

    Atualmente, o usuário é redirecionado a uma página de login que se abre em uma janela externa pelo aplicativo Android System WebView. Essa configuração impede o uso de preenchimento automático, exigindo que o usuário insira manualmente seu nome de usuário e senha, o que pode ser incômodo em dispositivos móveis.

    Publicidade.
    Foto: Reprodução/Life Wire

    Com a nova atualização, a página de login será exibida dentro das Abas Personalizadas do Android (Android Custom Tabs). Dessa forma, funcionará de maneira similar ao navegador padrão do usuário.

    Assim, o sistema permitirá o uso do preenchimento automático de dados, utilizando informações previamente salvas, como senhas e dados de login. O objetivo do Google é tornar o processo de login em redes Wi-Fi públicas mais fluido, dispensando a necessidade de inserir credenciais manualmente.

    Leia mais

    Atualmente, o Android System WebView abre as páginas de login, mas esse componente não permite o uso do preenchimento automático para logins. Isso porque ele opera de forma isolada das credenciais salvas pelo usuário.

    Foto: Sten Ritterfeld/Unsplash

    Isso mudará com a introdução das Abas Personalizadas, que oferecem acesso às senhas armazenadas, além de outras informações pessoais. As Abas Personalizadas, embora não carreguem todo o conteúdo da web de maneira completa, permitem acesso aos dados de navegação, facilitando tarefas como logins em portais cativos.

    A atualização ainda está desativada por padrão, mas o Google promete torná-la disponível para os usuários em breve. Ao possibilitar o uso do preenchimento automático, o Google espera reduzir a frustração associada ao processo de login em redes Wi-Fi públicas, tornando o acesso mais simples e rápido.

    Apesar de essa novidade oferecer conveniência, é importante lembrar que redes Wi-Fi públicas podem apresentar riscos à segurança por serem abertas. Além disso, o Google ainda não deu uma data para que os dispositivos passem a apresentar a nova configuração.

    Fonte: Neowin

    Share.