Windows 11
    Créditos: Microsoft/Reprodução

    A Microsoft irá implementar novos recursos como a inserção de formas na ferramenta de Captura do Windows 11.

    A descoberta foi feita pelo usuário do X/Twitter, @PhantomOfEarth, que postou um vídeo na rede social, onde ele demonstra brevemente como o recurso pode ser utilizado.

    Aparentemente a Microsoft irá implementar em breve alguns novos recursos em sua ferramenta de recorte. Este é um recurso padrão do Windows 11 que permite ao usuário realizar a captura e gravação da tela. Recentemente a big tech implementou na ferramenta alguns recursos que permitem o reconhecimento óptico de imagem (OCR).

    A inserção de formas foi descoberta por @PhantomOfEarth, que frequentemente posta suas atividades em relação a novidades ainda não oficializadas pela Microsoft. Ele conseguiu descobrir os recursos de formato da Ferramenta de Recorte mexendo nos componentes internos do sistema.

    Mesmo que você tenha o sistema operacional atualizado ou mesmo para aqueles que participam do programa Windows Insiders – que permite acesso antecipado a recursos para testes -, ainda não é possível utilizar o novo recurso.

    É possível, com algum esforço, conseguir acesso ao recurso, mas isso requer muitas etapas e algum conhecimento prévio de como acessar e manipular o sistema operacional. No vídeo abaixo é possível ver a ferramenta sendo utilizada:

    Em breve na Ferramenta de Recorte: você poderá adicionar formas como círculos e setas às imagens que estiver editando!

    Espera-se que em breve, numa atualização futura, a Ferramenta de Recorte permitirá adicionar formas como quadrados, círculos, linhas e setas, alterar suas cores e ativar ou desativar o preenchimento da forma. O usuário também poderá personalizar contornos com opções de espessura e cores.

    Embora seja um recurso aparentemente simples, e que já está disponível através de outros programas, o usuário ter a disposição através de uma ferramenta nativa do Windows 11 torna todo o processo muito mais rápido e dinâmico.

    O usuário @PhantomOfEarth afirma que o recurso já está funcionando bem na versão 11.2312.33.0 (a versão mais recente para Insiders). Então, o lançamento desta novidade pode chegar já nas próximas atualizações do sistema operacional.

    FONTE: @PhantomOfEarth

    Share.