O FCC (Federal Communications Commission) aprovou novas regras, permitindo a drones acesso a bandas de 5GHz. Ao permitir que drones frequências de 5GHz, os dispositivos terão conectividade aprimorada durante os voos. A novidade vai beneficiar a aplicação das aeronaves, através de diversos setores.
Seja modelos da DJI ou de outras marcas, a permissão do FCC para acessar porção da banda de 5GHz por drones é uma excelente novidade. A partir de agora, pilotos poderão acessar as frequências de 5030-5091 MHz para executar operações. Com a intenção de impedir possíveis interferências com demais serviços, a decisão inicial inclui o acesso apenas a porção central da banda larga de 5GHz (5030-5091 MHz).
Sistemas de aeronaves sem pilotos estão combatendo incêndios, auxiliando no processo de coleta de informações, entregando pacotes e ajudando na segurança nacional. O FCC trabalha para garantir as necessidades das atividades de aeronaves pilotadas remotamente
Jessica Rosenworcel do FCC sobre a necessidade de acesso dos drones ao 5 GHz
De acordo com o FCC, pilotos de drones interessados em acessar a banda larga de 5GHz, será necessário realizar um pedido e aguardar a aprovação da FAA (Federal Aviation Administration) dos Estados Unidos.
- O piloto de drone deve primeiro realizar solicitação ao FAA, solicitando a permissão de acesso a banda de 5GHz;
- Após a aprovação do FAA, o piloto deve completar um registro e preencher formulário do FCC.
Vale ressaltar que o processo de registro é referente aos Estados Unidos. Porém, logo as regulamentações americanas devem se expandir para demais regiões, incluindo o Brasil. Segundo o FCC, o mecanismo “estará disponível aos pilotos, assim que as regras se tornarem efetivas após o anúncio público que o órgão vai iniciar a aceitação dos registros“.
Leia Mais:
- Drone DJI Neo chega dia 5 de setembro
- Qual a melhor câmera de ação? Testamos 4 modelos
- HoverAir X1 PROMAX: drone câmera profissional grava em 8K/30fps
Segundo Jessica Rosenworcel, membra do FCC, os drones são extremamente importantes em inúmeros setores. Por isso, é imprescindível que as aeronaves tenham acesso rápido a serviços que forneçam melhor conectividade e estabilidade, como a banda larga de 5 GHz.
“Sistemas de aeronaves sem pilotos estão combatendo incêndios, auxiliando no processo de coleta de informações, entregando pacotes e ajudando na segurança nacional. O FCC trabalha para garantir as necessidades das atividades de aeronaves pilotadas remotamente“, comentou Jesssica Rosenworcel.
As novas regras do FCC, permitindo o acesso de drones a banda 5 GHz, com certeza, vai impulsionar e aprimorar a atividade das aeronaves em vários setores. Além disso, a permissão vai garantir o fornecimento de serviços mais seguros e eficientes, através de como o agrícola, civil, segurança pública, segurança privada e empresarial.
Fonte: DroneXL