A Estação Espacial Internacional (ISS) vai acoplar uma câmera de alta definição da startup britânica Sen. A intenção é realizar a transmissão ao vivo de imagens em 4K, diretamente do espaço. De acordo com o CEO da startup, o objetivo é levar as câmeras da empresa para diversos locais, incluindo a Lua.

    A Sen já realiza a transmissão de vídeos em 4K gratuitos do nosso planeta, através de um pequeno satélite próprio da empresa. Agora, com o auxílio da Estação Espacial Internacional (ISS), a companhia vai conseguir capturar imagens ainda mais belas do espaço.

    A NASA já escolheu quem vai fazer as fotos da Lua, durante a missão Artemis. Até lá, a Sen.com deve continuar capturando belas imagens ao vivo em 4K da Terra e do satélite natural, diretamente da Estação Espacial Internacional. Abaixo você confere um dos vídeos da Startup, feito do seu satélite próprio:

    Nosso objetivo é trazer um jeito completamente novo de enxergar o espaço, a Terra e a Lua

    Charles Black – CEO Sen.Com em entrevista à BBC News

    A Sen.com é uma empresa do Reino Unido, com sede em Londres. Atualmente, as câmeras da startup estão a caminho da Estação Espacial Internacional, junto de mais de 2,5 toneladas de comida, equipamentos e experimentos científicos.

    O lançamento aconteceu da base de lançamentos da NASA na Flórida, em foguete da SpaceX. A previsão de chegada é para este sábado, dia 22 de março.

    De acordo com informações da Estação Espacial Internacional, os movimentos da câmera serão controlados pelo braço robótico CanadaArm-2, com inicio das capturas em Maio. Porém, a instalação no deck Bartolomeo (uma estrutura externa) será feito pela própria tripulação do ISS.

    Créditos: Sen

    De acordo com o portal BBC News, a tripulação da Estação Espacial Internacional vai instalar diversas câmeras da Startup. Uma delas ficará posicionada no horizonte, capturando o nascer e o por do sol. Outra vai observar o planeta Terra diretamente, registrando belas imagens enquanto nosso planeta gira.

    Por último, uma terceira câmera vai observar as movimentações das capsulas espaciais chegando e partindo da ISS. O objetivo é registrar como acontece a acoplagem dos módulos em 4K.

    A captura ao vivo das imagens será transmitida da Estação Espacial Internacional até a Terra. Os vídeos serão então distribuídos gratuitamente em páginas oficiais, como o site da Sen.com e outros canais. Além disso, a companhia busca chamar a atenção de redes de televisão, em busca de transmitir a captura em 4K na TV.

    Enquanto o calendário lunar de 2024 promete muitas viradas da Lua, seria interessante ver as câmeras da Sen.com também capturando imagens em 4K do satélite natural. Isso está nos planos do CEO, então quem sabe aconteça no futuro.

    Fonte: DIY Photograpy

    Share.