A Embraer planeja primeiro avião pilotado inteiramente por inteligência artificial. O projeto de aeronave futurista quer colocar nas mãos de uma IA, todo o controle durante o voo. A companhia aérea apresentou o seu conceito durante o evento National Business Aviation Association, que aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos.

    A Embraer é um dos grandes nomes quando o assunto é o futuro da mobilidade urbana aérea com o projeto de carro voador. Pelo visto, a companhia também está de olho em voos comerciais de longos trajetos. De acordo com a Embraer, o avião pilotado por IA vai remover a necessidade da cabine dos pilotos.

    Publicidade.

    Por enquanto, o projeto está bem no início, mas é curioso imaginar um futuro onde o avião é inteiramente controlado por IA. Você já imaginou voar em um avião sem piloto? Hoje em dia os carros autônomos já são realidade e, por isso, não será surpresa caso o projeto saia do papel.

    CRÉDITOS: Embraer/Divulgação

    Como a aeronave será controlada por IA, não existe necessidade de uma cabine para os pilotos. Por este motivo, o plano da Embraer é um incluir um lounge especial de passageiros na dianteira do avião. Provavelmente, será possível acompanhar as belas paisagens, enquanto a aeronave completa seu curso.

    Além disso, o espaço do avião teria três partes: uma área de lazer, com janelas e tela sensível ao toque, o lounge na dianteira e o setor onde os passageiros ficam sentados. De acordo com a Embraer, o combustível do avião pilotado por IA será 100% sustentável.

    carro voador embraer
    Primeiras imagens do carro voador da Embraer (CRÉDITOS: Embraer/Reprodução)
    • Carro Voador da Embraer: Anac regulamenta eVTOL com quase 3 mil encomendas
    • Made in Brasil: veja primeiras imagens do carro voador da Embraer
    • ‘Carro voador’ da Embraer conclui com sucesso testes em túnel de voo

    Durante a apresentação em Orlando, a Embraer deixou claro que o objetivo do projeto é inspirar inovações futuras. Segundo a companhia, a intenção é motivar a indústria a continuar buscando por ideias inovadoras. Como podemos perceber, a Embraer não vai investir milhões na criação do avião, mas quer impulsionar novas ideias com seu conceito.

    Ao contrário do carro voador que já está se tornando realidade, o avião pilotado por IA da Embraer é uma ideia futurista. Quem sabe daqui há alguns anos, a companhia brasileira não resolva visitar o projeto com o desejo de tira-lo do papel. Talvez seja um pouco cedo, mas com a evolução das ferramentas de inteligência artificial, existe a chance de algum dia vermos um avião pilotado por IA.

    Fonte: Site oficial Embraer

    Share.