Créditos: Copilot/Reprodução

    A DJI corre sérios riscos de ser banida dos EUA a partir do dia 12 de junho. Nesse dia o senado dos americano vai votar a Lei Countering CCP (HR 2684), que visa impedir a comercialização e entrada de novos produtos da DJI em território americano, situação que vai afetar produtos de segmento corporativo e também para consumidores.

    A guerra comercial entre Estados Unidos x China ganhou novo capítulo, após as confusões com a rede social TikTok. Dessa vez, a DJI corre sérios riscos de ser banida dos EUA, caso a lei seja aprovada. Os Estados Unidos alega que a companhia é uma ameaça a segurança nacional e alguns políticos querem passar a proposta de bloqueio.

    De acordo com o governo americano, a DJI supostamente vaza dados do país para autoridades chinesas. Porém, tal acusação nunca foi fundamentada. A DJI se pronunciou sobre acusação de violação de dados e defende não vazar dados para o governo da China.

    Além disso, Adam Welsh, chefe de política global da DJI, esclareceu o atual cenário da disputa da DJI para se manter atuando no mercado americano. Welsh também destacou que se a lei for aprovada, os consumidores americanos não terão mais acesso aos principais produtos da DJI.

    Impacto econômico do bloqueio da DJI nos EUA pode ultrapassar o valor de US$ 116 milhões de dólares

    Em uma longa publicação nas redes sociais da DJIGlobal, a fabricante chinesa fez um forte apelo aos consumidores contra o bloqueio da DJI nos EUA. “Para proteger nossa comunidade, hobby, você precisa agir agora. Ligue para os senadores e peça que se oponham a qualquer legislação ou emendas que restrinjam o uso seguro e responsável de nossos drones“, pediu a DJI.

    De acordo com a empresa, a lei Countering CCP (HR284) se baseia em “informações falsas sobre as operações da DJI”. A companhia afirma que a movimentação política é apenas um reflexo do atual cenário geopolítico entre China e Estados Unidos.

    A companhia reforça que os seus drones estão entre os mais seguros do segmento, quando o assunto é privacidade e proteção de dados. Como líder global, a DJI afirma estar à frente das demais fabricantes em termos de inovação e proteção aos consumidores.

    Para proteger nossa comunidade, hobby, você precisa agir agora. Ligue para os senadores e peça que se oponham a qualquer legislação ou emendas que restrinjam o uso seguro e responsável de nossos drones

    Apelo da DJI aos consumidores americanos

    DJI pode ser banida dos EUADJI pode ser banida dos EUA
    Drones Mavic 3E e Mavic 3T (CRÉDITOS: DJI)

    A fabricante chinesa também pediu aos americanos o acesso ao site Drone Advocacy Alliance. No site, os usuários podem solicitar aos senadores o voto contra a lei CCP Countering ACT, em trâmite no senado.

    Do mesmo modo, Adam Welsh reforça que a votação não está relacionada com segurança nacional, mas sim interesses econômicos. “Se de fato segurança é a preocupação, porque nenhum órgão americano procura a DJI a fim de discutir sobre mudanças que julguem necessárias?

    Caso a DJI realmente seja banida dos EUA, drones da DJI e AUTEL serão afetados. Dentre os principais problemas, os americanos não poderão mais comprar os novos lançamentos da DJI e também não será possível comercializar os produtos da empresa em solo americano.

    Como a DJI líder mundial no segmento de drones e os Estados Unidos estão entre os maiores consumidores, o bloqueio deve afetar a companhia de forma significativa. Do mesmo modo, o mercado global de drones deve sentir o impacto do bloqueio a médio e longo prazo.

    Não sabemos exatamente quais serão as repercussões dos bloqueios, e como ele impactaria os setores de segurança e órgãos públicos do país. Com certeza haverá repercussões econômicas fortes, mas não há como prever quais serão. A DJI já deixou claro o plano de recorrer da decisão, caso a lei seja aprovada no dia 12 de junho.

    No entanto, a companhia espera não precisar entrar em uma longa batalha judicial. Afinal, a batalha judicial entre EUA e DJI pode demorar anos até alcançar uma conclusão. Além disso, a DJI pode investir milhões de dólares em sua defesa e não conseguir reverter o bloqueio nos Estados Unidos.

    Fonte: DJIGlobal

    Share.