Sam Altman / Apple design Altman
    Créditos: Reprodução/Época

    A Apple segue sofrendo com saídas de grande executivos e desta vez devem perder Tang Tan, chefe de design de produto, que se prepara para embarcar em um projeto ao lado de Jony Ive e Sam Altman, CEO da OpenAI.

    Segundo o jornalista Mark Gurman da Bloomberg, Tan se une à LoveFrom, firma de design do ex-designer-chefe da Apple, para liderar o hardware de um ambicioso projeto de Inteligência Artificial (IA) apoiado pela OpenAI de Sam Altman.

    O objetivo do projeto é criar dispositivos domésticos que integrem o que há de mais recente em tecnologia de aprendizado profundo. Tan, responsável pelo design de pilares da Apple como iPhone, Watch e AirPods, deixa um enorme vazio na companhia.

    Veja: Sam Altman, da OpenAI, é eleito CEO do ano pela Time

    Na LoveFrom, ele se torna o maestro do hardware para esse novo empreendimento, enquanto Altman assume o papel de orquestrar o software que o comandará. Tudo ainda está em fase inicial, mas o foco são gadgets pensados para o lar. Até o momento, nenhum dos envolvidos (OpenAI, LoveFrom ou Apple) se pronunciou oficialmente.

    A saída de Tan era um rumor, mas seu destino permanecia um mistério. Este ano, Evans Hankey, sucessor de Jony Ive, também deixou a Apple após uma breve passagem como chefe de design de produto.

    Ao todo, cerca de 14 membros da antiga equipe de Ive abandonaram a empresa desde 2019, restando apenas meia dúzia. Ive atuou como consultor da Apple até 2022, e mais de 20 ex-funcionários da gigante se juntaram a ele na LoveFrom.

    Altman, recentemente demitido e readmitido na OpenAI devido, em parte, a seus planos de arrecadar fundos para outros projetos, como parceiro de Ive na criação de hardware de IA com o apoio da Softbank. Agora, esse plano ganha contornos concretos com a chegada de Tan, cujo talento e experiência serão cruciais para moldar o futuro da IA doméstica.

    Fonte: Bloomberg

    Share.