Não é de hoje que o WhatsApp é usado como uma plataforma para a divulgação em massa das famosas Fake News ‒ no bom e velho português, são as notícias falsas que podem causar inúmeros danos sociais.

    Pensando nisso, criamos este tutorial para você aprender a identificar com mais facilidade as desinformações, e saber quais podem ser confiadas.

    Publicidade.

    Uma ferramenta do próprio aplicativo que muitos não conhecem é a “lupa”, que aparece em publicações encaminhadas com frequência.

    Essa lupa tem um objetivo simples, mas altamente eficiente: facilitar a pesquisa daquela mensagem em buscadores da internet. É válido destacar que apenas mensagens encaminhadas com frequência contarão com o recurso.

    Clicando na lupa, aparecerão duas opções: Pesquisar na Internet e Cancelar. Ao pesquisar, você perceberá que o recurso nada mais é do que um atalho para você jogar aquela publicação diretamente no Google.

    • Threads permitirá edição de posts até 15 minutos após publicação;
    • O que é ‘feed zero’, nova tendência da Geração Z;
    • Strava apresenta recursos de visualização de rotas e edição para seus usuários.

    E, com a pesquisa do Google em mãos, será muito mais fácil consultar fontes confiáveis sobre o tema em questão.

    Entender o motivo por trás da eficiência assustadora das Fake News para causar desinformações massivas é tão importante quanto pesquisar em fontes confiáveis.

    Como a lupa só aparece em mensagens encaminhadas com frequência, não será possível usar o mecanismo em todos os posts compartilhados (seja em conversas privadas ou em grupos).

    Logo, ter em mente o grande trunfo das desinformações é fundamental nos dias de hoje: desconfie de mensagens que buscam agradar somente um grupo de pessoas, sem dar margem para questionamentos.

    Mesmo que não seja possível usar o atalho de pesquisa facilitada para o Google, busque outras fontes que confirmem (ou não) mensagens suspeitas compartilhadas.

    Copie e cole manualmente o que foi disponibilizado no WhatsApp (diretamente no Google ou em outros buscadores da sua confiança) e observe com atenção os resultados.

    Dessa forma você não ficará vulnerável, caso o conteúdo compartilhado não seja encaminhado com frequência, e também manterá um hábito saudável, para se manter informado usando fontes confiáveis.

    E, por último, mas não menos importante: denuncie pessoas que estão compartilhando Fake News para o WhatsApp.

    Se estiver usando o app em smartphones Android, siga os seguintes passos:

    • Abra o WhatsApp normalmente;
    • No caso superior direito, clique no três pontinhos;
    • Clique em Configurações;
    • Em seguida, clique em Ajuda e, logo após, Fale Conosco.

    Se estiver em um iPhone, os procedimentos são similares:

    • Abra o WhatsApp normalmente;
    • Clique em Ajustes;
    • E, assim como no Android, clique em Ajuda e, logo após, Fale Conosco.

    O que achou desta dica? Já se deparou com a ferramenta nas mensagens compartilhadas com frequência? Continue acompanhando o Mundo Conectado para ficar por dentro de novidades sobre tecnologia!

    Share.