Sabemos que a internet disponibiliza uma gama gigantesca de conteúdos para os usuários – e que isso pode ser uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo em que é possível encontrar grande parte do que sua imaginação desejar, também se torna importante, às vezes, bloquear o acesso a certos sites – principalmente quando colocamos menores de idade na equação.

    Google coleta dados dos usuários no Chrome mesmo em modo anônimo

    O Google Chrome, por exemplo, é um dos navegadores mais utilizados pelos internautas, mas possui algumas limitações na hora de realizar o bloqueio de links. Felizmente, existem formas alternativas de barrar acessos nesse navegador, tanto pelo PC quanto pelo celular. E o Mundo Conectado vai te ensinar algumas delas hoje!

    Para bloquear um site no Google Chrome usando o navegador do PC, primeiramente você vai precisar instalar uma extensão chamada “BlockSite“. Nesse processo inicial, que é gratuito, será preciso:

    Publicidade.

    1 – Acessar a página da extensão “BlockSite” na loja do Google;

    2 – Clicar em “Usar no Chrome”, na parte superior direita da tela;

    (Chrome Web Store/Mundo Conectado/Captura de tela)

    3 – Clicar em “Adicionar extensão” na caixa pop-up;

    (Chrome Web Store/Mundo Conectado/Captura de tela)

    4 – Aceitar os Termos de Uso na próxima aba que surgir no navegador. Vale ainda acrescentar que aparecerão planos pagos para a extensão, mas não é necessário escolher um para ela funcionar.

    Quando a instalação estiver finalizada, você deverá:

    5 – Ir até o site que deseja bloquear, usando uma aba do navegador Chrome no PC;

    6 – Clicar na peça de quebra-cabeça que fica ao lado da barra de URL do navegador, na extrema parte superior direita.

    7 – Escolher a extensão BlockSite;

    (Google Chrome/Mundo Conectado/Captura de tela)

    8 – Clicar em “Block this site” (Bloqueie este site, em português).

    (Google Chrome/Mundo Conectado/Captura de tela)

    Depois desse processo todo, uma mensagem (mostrada abaixo) aparecerá caso você recarregue ou tente entrar no site bloqueado novamente.

    (Google Chrome/Mundo Conectado/Captura de tela)

    Se você não tem como usar o PC para bloquear sites impróprios no Google Chrome, ou quer fazer isso para uma conta específica que está no seu smartphone, não se preocupe. Há como realizar o processo tanto em dispositivos Android quanto em aparelhos iOS da Apple, usando, inclusive, recursos nativos. 

    Confira abaixo os respectivos tutoriais:

    1 – No aparelho Android, abra o aplicativo do Google Chrome e digite “SafeSearch” na barra de pesquisa;

    2 – O primeiro resultado que aparecerá será seu nome de usuário, e-mail e, um pouco mais abaixo, a opção “Gerenciar a configuração do SafeSearch” em azul. Clique nela.

    3 – O SafeSearch não possui uma forma principal para bloquear um site específico, mas permite que você filtre/bloqueie imagens, textos e links explícitos dos resultados de pesquisas. Como a explicação sugere, então, basta escolher a opção “Filtrar” na tela que surgirá após o passo #2.

    (Saori Almeida/Mundo Conectado/Captura de tela)

    1 – Já no dispositivo iOS, acesse o menu de “Ajustes“;

    2 – Rolando a lista de opções, escolha “Tempo de Uso“;

    3 – Selecione “Conteúdo e Privacidade” e, em seguida, “Restrições de Conteúdo“;

    4 – Na tela de Restrições, é possível encontrar “Conteúdo da Web“. Entre em tal menu e escolha “Limitar Sites Adultos” caso esteja procurando uma solução semelhante ao “SafeSearch”;

    5 – No entanto, os iPhones permitem que você bloqueie sites específicos. Na aba de “Conteúdos da Web”, é listada a opção “Nunca Permitir“. Nela, clique em “Adicionar Site”;

    6 – Por fim, basta preencher o campo com a URL que deseja bloquear.


    Com todas as alternativas apresentadas, o bloqueio de sites no Google Chrome fica claro e rápido, independente do dispositivo que você estiver usando.

    Gostou desse conteúdo? Fique de olho no Mundo Conectado para outros tutoriais!

    Share.