A Skydio utiliza de lobby para tentar acelerar o banimento da DJI nos EUA. Especialistas do setor afirmam que a empresa americana busca criar condições de concorrência desiguais, querendo benefícios econômicos com a batalha jurídica entre DJI e o governo dos Estados Unidos.
O lobby é uma prática comum dentro da política, em uma tentativa de influenciar decisões de parlamentares e do governo. O termo se refere à movimentação de pessoas ou empresas, que ativamente conversam com autoridades públicas buscando influenciar movimentações políticas, administrativas e também legislativas.
O CEO da Skydio, Adam Bry, reconheceu a presença de um “time de lobby”. Porém, ele afirma que o lobby da Skydio é voltado à orçamentos para consumidores e escalonamento de programas, ao invés do banimento da DJI nos EUA. Durante o evento Skydio Ascend, Bry inclusive afirmou que a rival chinesa gasta mais com Lobby do que sua empresa.
O CEO não forneceu detalhes sobre os gastados da DJI e Skydio com lobby político. Por isso, não podemos confirmar a veracidade delas. Enquanto a Skydio afirma que a DJI gasta mais com Lobby, especialistas do mercado de drones afirmam que a Skydio visa cenário de competição sem uma de suas maiores rivais.
Lobby da Skydio é “estratégia calculada para remodelar o cenário de drones dos EUA, através de regulações de lobby agressiva, ao invés de somente competição entre méritos de produtos“
Comentou Haye Kesteloo – fundador do DroneXL
A câmara americana caminha na direção do banimento da DJI, sob a alegação dos riscos dos drones da DJI para a segurança nacional. O lobby da Skydio aumenta a pressão contra a DJI, favorecendo o fim das atividades da fabricante chinesa de drones em solo americano.
- Drones DJI podem ser banidos dos EUA – Entenda o caso
- Drones da DJI e Autel podem ser proibidos de voar nos EUA
- ANÁLISE do DJI Neo, o drone para TODAS as IDADES!
Adam Bry destacou como a segurança nacional deve ser primordial aos Estados Unidos, apontando os riscos do uso de soluções tecnológicas estrangeiras. “Aceitar um futuro em que dependemos dos nossos adversários geopolíticos para uma tecnologia tão crítica seria completamente insano“, comentou Bry.
Como podemos ver na declaração, Bry não cita a DJI diretamente, mas o lobby e posicionamento da Skydio reforçam diretamente os riscos da utilização de drones estrangeiros. De acordo com o DroneXL, o lobby da empresa de Adam Bry “aumentou significativamente a possibilidade do banimento da DJI nos Estados Unidos“.
Adam Welsh, chefe de política global da DJI, afirma que decisão vai afetar economia americana. Atualmente, a companhia é líder no segmento de drones para consumidores e os EUA é um dos maiores clientes. Caso a proibição realmente entre em vigor, a Skydio (empresa com foco em drones de segurança pública) terá uma nova fatia do mercado para explorar sem muita competição.
Caso os Estados Unidos opte pelo protecionismo e siga em frente com o banimento da DJI, o mercado de drones americano mudará drasticamente. O governo dos EUA deve tomar a decisão final nos próximos meses e, se depender da Skydio, a DJI pode muito bem desaparecer completamente do território americano.
Fonte: DroneXL