A Apple apresentou os chips M4 recentemente, revelando o M4 Max com GPU de até 40 núcleos. A versão Max impressionou pelo alto desempenho, mas a Apple tem planos de surpreender mais uma vez com chip M4 Ultra, com suposta configuração de GPU de até 80 núcleos.
Quem divulgou a informação foi o jornalista Mark Gurman, do portal internacional Bloomberg. Segundo ele, a Big Tech vai combinar a alta potência do chipset, com o visual compacto do novo Mac Mini e capturar o interesse dos consumidores.
Enquanto os chips M4 Pro e Max já obtiveram excelentes resultados de benchmark, o M4 Ultra deve deixar todos para trás. A versão Ultra do chipset, supostamente, traz CPU de 32 núcleos e GPU de até 80 núcleos. Em comparação, a versão Max apresenta CPU de 16 núcleos (12 desempenho + 4 eficiência) e GPU de 40 núcleos.
Ou seja, o chipset Apple M4 Ultra pode dobrar as configurações da versão Max. Ressaltamos que as informações são apenas rumores, mas Mark Gurman costuma ter bons informantes dentro da Apple. De qualquer forma, o salto de performance do chipset Ultra será bem impressionante.
Não devemos esperar pelo dobro de performance em relação ao M4 Max, afinal os ganhos de performance não são lineares. Mesmo assim, a versão Ultra deve trazer ganhos significativos em todas as frentes, incluindo em tecnologias importantes em games, como o Ray Tracing.
- M4:
- CPU de até 10 núcleos: até 4 núcleos de desempenho e até 6 núcleos de eficiência
- GPU de até 10 núcleos
- Neural Engine de 16 núcleos
- M4 Pro:
- CPU de até 14 núcleos: até 10 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência
- GPU de até 20 núcleos
- Neural Engine de 16 núcleos
- Largura de banda de memória unificada de 273 GB/s
- M4 Max:
- CPU de até 16 núcleos: até 12 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência
- GPU de até 40 núcleos
- Neural Engine de 16 núcleos
- Largura de banda de memória unificada de até 546 GB/s
Ainda não sabemos se o Apple M4 Ultra realmente chega com GPU de até 80 núcleos e CPU de 32 núcleos. Caso os rumores sejam reais, o chipset topo de linha da Apple vai chegar ao segmento com disposição para ser um dos melhores do mercado.