The New York Times processa OpenAI e Microsoft / OpenAI google / OpenAI áudio / openai china

    A OpenAI, responsável pelo ChatGPT, está avaliando a criação de um navegador próprio. A iniciativa visa integrar o chatbot amplamente utilizado pela empresa diretamente à experiência de navegação. A informação foi divulgada em um relatório recente, que também indica a possibilidade de incorporar recursos de busca ao navegador.

    De acordo com o relatório, a OpenAI já está em contato com desenvolvedores de grandes sites e aplicativos, como Conde Nast, Redfin, Eventbrite e Priceline. Protótipos e designs preliminares do possível navegador foram compartilhados durante essas discussões sobre o aplicativo.

    Publicidade.

    Dessa forma, embora ainda esteja longe de um lançamento oficial, a proposta pode representar um avanço estratégico significativo para a empresa no mercado. Entretanto, por se passar de um rumor, ainda não há uma previsão de lançamento para o mercado em todo o mundo.

    Foto: Jonathan Kemper/Unsplash

    Leia mais

    Caso o navegador da OpenAI se concretize, a empresa pode se tornar uma concorrente direta do Google, que atualmente domina o mercado de navegadores com o Chrome. Esse movimento coincide com os esforços da OpenAI para expandir sua presença no setor de busca.

    Isso porque, recentemente, a companhia lançou uma versão inicial de seu próprio mecanismo de busca, o SearchGPT. Além disso, a companhia revelou que não deve para o desenvolvimento por aí e está planejando planos de ampliar suas funcionalidades em 2025.

    OpenAI/Reprodução

    O possível navegador pode reforçar a popularidade do ChatGPT, uma das ferramentas de inteligência artificial mais usadas globalmente. A integração nativa com um navegador próprio permitiria experiências mais personalizadas e otimizadas, algo que já vem sendo testado em parcerias com dispositivos de grandes marcas como Apple e Samsung.

    A OpenAI tem fortalecido sua atuação com algumas colaborações. Entre elas, está a parceria com a Apple, que utiliza sua tecnologia para os recursos de inteligência nos iPhones mais recentes. A empresa também está em diálogo com a Samsung para implementar funcionalidades de inteligência artificial em smartphones Galaxy.

    Fonte: Phone Arena

    Share.