O mensageiro WhatsApp apresentou nesta quarta-feira (17) quatro novos recursos para os Canais do aplicativo. As novidades foram compartilhadas pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, responsável também pelas plataformas Facebook e Instagram.
As novidades aumentam as possibilidades de interação dos responsáveis por Canais com a comunidade, além de permitir a publicação de conteúdo em outros formatos já aceitos pelo aplicativo.
Esses são os grupos em que apenas os administradores podem fazer publicações e envolvem atualizações sobre temas, empresas, celebridades, sites ou tópicos.
Os recursos já começaram a ser implementados para toda a comunidade nas plataformas Android, iOS e Web. Porém, é possível que nem todas as adições apareçam ao mesmo tempo para todos os usuários.
Uma das novidades dos Canais dos WhatsApp já estava em fase de testes: a possibilidade de criação de enquetes pelos responsáveis pelo grupo. Os seguidores podem responder as questões de forma anônima, sendo que elas podem ser de múltipla escolha ou com várias alternativas selecionáveis.
Além disso, os Canais agora aceitam mensagens de voz como forma de publicação de conteúdo. Apenas os administradores podem compartilhar os áudios, mas essa é mais uma forma bastante popular na plataforma e servirá para aproximar ainda mais o público de um assunto ou celebridades.
Outra adição é a possibilidade de qualquer usuário compartilhar atualizações de um Canal no Status — que é a versão dos Stories do mensageiro. Para fazer isso, é só pressionar o dedo na publicação, tocar em “Encaminhar” e depois em “Meu Status”.
Por fim, o WhatsApp agora permite a criação de Múltiplos Admins. Dessa forma, até 16 pessoas convidadas pelo administrador original (sejam contatos ou membros do Canal) podem cuidar de um desses ambientes. Isso é especialmente útil para gerenciar atualizações em massa e fazer alterações nas configurações da página, como mudar o nome e a foto de perfil.
Fonte: WhatsApp