O X, antigo Twitter, pode estar voltando ao Brasil. Diversos usuários relatam que estão conseguindo acessar normalmente o serviço sem VPN na manhã desta quarta-feira (18). Não houve nenhum comunicado oficial sobre o fim das sanções à rede social.

    Consultados pelo G1, o Supremo Tribunal Federal (STF) informou que “aparentemente é uma instabilidade”, já que não houve alteração na decisão; a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também acompanha a situação, mas não sabe informar sobre o retorno da rede social.

    Publicidade.

    Aparentemente, não há um padrão com relação a regiões ou operadoras que estão acessando o X. Em nossos testes, conseguimos acessar normalmente a rede social a partir de cidades como São Paulo, Curitiba e Florianópolis via celular. Em alguns casos as imagens não carregam, mas o feed segue sendo atualizado.

    Imagem: X/Mundo Conectado.

    Foi possível conferir até mesmo que no X a expressão “O Twitter voltou” está nas primeiras posições dos trending topics. Entretanto, como não houve decisão oficial revogando o bloqueio, é bom não se animar muito, uma vez o serviço pode ser suspenso novamente a qualquer momento.

    A decisão de suspender o X no Brasil entrou em vigor no dia 30 de agosto, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para voltar a operar no país, a rede social de Elon Musk precisa nomear um representante oficial no Brasil, algo que não foi feito até então.

    A justiça multou ainda o X e, para obter parte do valor devido, chegou até mesmo a bloquear as contas da Starlink, empresa também de propriedade de Elon Musk. Foram confiscados R$ 18,35 milhões da operadora via satélite, valor que foi repassado aos cofres da União.

    Share.