A rede social Bluesky ganhou mais de 1 milhão de usuários no Brasil, após decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em bloquear o X em território nacional. Em nota à BBC News, a plataforma celebrou o alto índice no crescimento de usuários brasileiros.

    A rede social Bluesky se posiciona como principal rival do X. O crescimento do Bluesky no Brasil é uma resposta direta da briga entre Elon Musk e o STF, onde o bilionário dono da X se recusa a acatar ordens da justiça brasileira. Inclusive, Musk já deixou claro que a Starlink não vai cumprir a ordem do bloqueio da rede social no Brasil.

    Publicidade.

    Brasil, você está estabelecendo novos recordes de atividade no Bluesky!

    Publicação oficia da Bluesky na plataforma

    Reprodução/Expresso

    Atualmente, o acesso ao X só pode ser realizado via VPN, mas isso pode gerar multas de R$ 50 mil aos brasileiros utilizando o subterfúgio. Por causa disso a rede rival Bluesky se tornou uma ótima opção para brasileiros em busca de rede social semelhante à plataforma de Elon Musk.

    Curiosamente, o Bluesky é uma rede social com idealização de Jack Dorsey, criador do Twitter. A ferramenta começou como um projeto interno do Twitter, mas se tornou uma plataforma independente. A plataforma possui diversas similaridades ao X e por isso a Bluesky agradou usuários do Brasil.

    Porém, é difícil saber se a rede social vai suprir as necessidades dos brasileiros de interação. Afinal, muitas pessoas utilizavam o X para acessar conteúdo internacional e, demais países do globo não estão migrando para o Bluesky.

    bluesky
    Divulgação/Bluesky

    Leia Mais:

    • Geração Z deixa de comprar produtos se discorda dos valores éticos da empresa
    • Testamos o ChatGPT-4o vs Gemini 1.5 Pro! Qual o melhor?
    • Redmi Note 13 Pro 5G: o celular mais procurado no Brasil! Vale a pena comprar?

    Dessa forma, é cedo para dizer se o Bluesky vai acolher o Brasil e oferecer aos brasileiros uma nova casa. A rede social possui diversas similaridades ao X, permitindo publicações curtas, compartilhamentos de fotos e a republicação de postagens de outros usuários.

    Vai depender do desenrolar da briga entre o Supremo Tribunal Federal e Elon Musk, para sabermos se o Bluesky realmente será a nova casa dos “órfãos de X” no Brasil. Caso a situação entre STF e X se resolva (o que não deve acontecer tão cedo), existe a forte possibilidade dos brasileiros simplesmente migrarem novamente até a rede de Elon Musk. É importante ressaltar que o Brasil é (era) o quarto país que mais movimentava a rede social, por isso sua importância é grande para o fluxo de postagens na rede social.

    Fonte: The Verge

    Share.