Créditos: Divulgação/ASUS

    A ASUS anunciou neste domingo (2) um novo dispositivo da subsidiária Republic of Gamers (ROG). Trata-se do ROG Ally X, nova versão do console portátil da empresa que serve de atualização ao modelo lançado na metade de 2023.

    Revelado na Computex 2024, o novo ROG Ally X tem suporte ao Windows 11 e, segundo a companhia, é “projetado para rodar todos os jogos” da plataforma. Ele mantém o processador AMD Ryzen Z1 Extreme da versão anterior, mas atualiza vários outros aspectos.

    Publicidade.

    A atualização do portátil gamer da ASUS ROG conta com um novo SSD de até 1 TB de armazenamento interno, além de uma placa-mãe redesenhada e que facilita atualizações.

    Além disso, ele agora vem com 24 GB de RAM padrão LPDDR5X-7500 e possibilita o compartilhamento dela com a VRAM. Dessa forma, o sistema ganha ainda mais memória dedicada para reproduzir gráficos.

    Por dentro, o ROG Ally X vem com o novo Armoury Crate SE 1.5, que conecta e configura o dispositivo. A partir dessa nova versão, a marca garante “uma biblioteca de jogos personalizável e atualizações unificadas do sistema”.

    Apesar de parecer igual ao modelo anterior, a aparência do ROG Ally X envolve uma série de alterações pontuais e práticas. Para começar, o chassi foi redesenhado e agora está na cor preta.

    As alças estão mais profundas e têm uma forma mais arredondada, deixando o portátil mais ergonômico. A ASUS também trouxe um posicionamento levemente alterado de botões, joysticks em um novo módulo mais durável com molas mais rígidas e um D-Pad aprimorado, gatilhos inclinados e botões macro menores, porém ainda acessíveis.

    Outro destaque está na bateria, que dobrou de capacidade de armazenamento de energia e agora tem 80 Wh. Em termos de conectividade, uma crítica da comunidade foi ouvida: a porta XG Mobile foi substituída por duas portas USB-C, uma compatível com o padrão Thunderbolt.

    No resfritamento do portátil, a nova versão traz ventoinhas 23% menores com aletas 50% mais finas, o que aprimora o fluxo de ar e a eficiência energética. Além disso, dois novos dissipadores de calor garantem 24% a mais de volume de ar e uma tela até 6ºC mais fria. Apesar de todas essas mudanças, o modelo pesa apenas 70 gramas a mais.

    Até o momento de publicação desta matéria, a ASUS não informou detalhes sobre o lançamento do ROG Ally X no Brasil. O modelo original, na cor branca e com 16 GB de RAM, custa atualmente R$ 5.399,10 à vista no site da própria fabricante.

    Fonte: ASUS ROG

    Share.