O mercado de fones de ouvido True Wireless Stereo (TWS) registrou um aumento significativo nas vendas no segundo trimestre de 2024. Isso porque houve um crescimento de 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados nesta semana pela Canalys.
No total, foram comercializadas 77 milhões de unidades, destacando o volume do segmento apesar econômica global não passar segurança para diversos consumidores. A Apple manteve a liderança, com 16,8 milhões de unidades vendidas de seus produtos TWS, como os AirPods.
Apesar de uma leve retração de 5,4% em suas vendas comparado ao ano anterior, a empresa conseguiu superar a soma das vendas de três grandes concorrentes: Samsung, Xiaomi e Huawei.
Entre os competidores, a Samsung ocupa a segunda posição com 6 milhões de unidades vendidas, registrando uma diminuição de 0,5%. Assim, Xiaomi e Huawei seguiram com 5 milhões e 3,7 milhões de unidades vendidas, respectivamente, mostrando um crescimento notável, especialmente a Huawei com um salto de 59,5% em suas vendas.
A Canalys aponta que a estratégia de preço tem sido um fator decisivo para a dinâmica do mercado. Muitas empresas optaram por posicionar os modelos abaixo dos US$ 50, segmento que agora representa mais de 50% das vendas totais de fones TWS. Dessa forma, isso tem sido fundamental para atrair consumidores que buscam acessibilidade.
Assim, o “outros” fabricantes, que inclui diversas marcas menores, também viram um crescimento substancial. Isso porque houve 40,5 milhões de unidades vendidas, o que representa 52,8% do mercado. Esse aumento reflete uma diversificação crescente do mercado, onde consumidores exploram alternativas além das marcas tradicionais.
Leia mais
- Fone Redmi Buds 5 é lançado oficialmente no Brasil
- Google revela fones Pixel Buds Pro 2 com Gemini IA
- Os 10 melhores recursos dos fones Samsung Galaxy Buds 3
Apesar da liderança da Apple no segmento de fones TWS, a empresa também enfrentou um declínio em outros produtos de áudio. Isso porque produtos como os AirPods Max e outros fones da linha Beats, com uma redução de 3% no market share, agora estando em 17,1%.
Fonte: Macmagazine