O Android 15, nova versão do sistema operacional do Google, deve chegar ao público em outubro. Segundo o site Android Headlines, a atualização será disponibilizada para os dispositivos Pixel compatíveis no dia 15 de outubro. Esta data marca uma alteração no cronograma usual de lançamentos da empresa, que costuma optar pelas segundas-feiras.

    Entretanto, há um motivo para o Google realizar a mudança. Isso porque segunda-feira, 13 de outubro, é feriado de Dia de Cristovão Colombo nos Estados Unidos. Dessa forma, eles optaram por atrasar o lançamento em um dia. Dessa forma, ele chegará na terça-feira, 14 de outubro.

    Publicidade.

    O código-fonte do Android 15 foi disponibilizado no Projeto de Código Aberto do Android (AOSP) no início de setembro. Entretanto, a atualização OTA (Over-The-Air) para os dispositivos Pixel ainda não foi lançada.

    Reprodução / Willian Ferreira

    A demora de quase 45 dias entre a liberação do código-fonte e a distribuição da versão estável será a maior já registrada na história do sistema operacional. Para comparação, o maior atraso anterior foi de 15 dias com o lançamento da OTA do Android 12 para os telefones Pixel.

    Leia mais

    • Android 15: esses 18 celulares da Motorola não vão receber a atualização
    • Xiaomi: veja a lista de celulares que vão receber o Android 15
    • Veja a lista de celulares Samsung que podem receber o Android 15

    Não foram fornecidos detalhes adicionais sobre os motivos do atraso no lançamento da versão estável do Android 15 para os dispositivos Pixel, apesar de o código do sistema operacional já estar disponível no AOSP desde o início de setembro.

    Especialistas no assunto, como Mishaal Rahman, sugerem que o Google pode utilizar o tempo adicional para corrigir mais erros e aumentar a estabilidade geral do sistema operacional. Dessa forma, conseguiriam oferecer uma experiência de usuário melhorada.

    Android 15 apps quarentena
    Google/Reprodução

    Expectativas cercam o lançamento do Wear OS 5, baseado no Android 14, ainda não disponibilizado para o Pixel Watch original e o Watch 2. O Google pode lançar a atualização para a linha de smartwatches simultaneamente com o novo Android para dispositivos Pixel.

    Informações recentes aumentam a grande expectativa em torno do lançamento da nova versão do Android. Isso porque ele promete aumentar a vida útil da bateria em até 3 horas para alguns dispositivos. Além disso, virá com foco para inteligência artificial, além de diagnosticar problemas no aparelho.

    Fonte: Android Headlines

    Share.