A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a lista com os primeiros brasileiros aptos a pilotar o carro voador, o drone eVTOL pilotado. No total são 10 brasileiros com a habilitação e 4 dos pilotos fazem parte da GoHobby, startup brasileira buscando transformar o transporte aéreo urbano.

    A Embraer também prepara carro voador e busca realizar o primeiro voo em 2024. No entanto, a GoHobby sai na frente com a liberação de quatro pilotos pela Anac, capazes de voar com o carro voador. Dentre eles, temos: CEO da empresa Adriano Buzaid; o Gerente Técnico de Vendas de eVTOL, Cmte. Jeovan Alencar; Piloto e Técnico de Manutenção Paulo Henrique Vilarim e o Gerente de Produtos, Tiago Barbosa.

    Publicidade.

    O Gerente Técnico de Vendas de eVTOL, Jeovan Alencar, acredita que a habilitação da Anac para pilotar o carro voador vai abrir portas na mobilidade urbana aérea brasileira. “Acredito que esse seja um passo importante rumo ao futuro da mobilidade aérea no Brasil“.

    carro voador da gohobby
    CRÉDITOS: Adriano Van Enck/Reprodução

    “Acredito que esse seja um passo importante rumo ao futuro da mobilidade aérea no Brasil. Com a licença concedida pela ANAC, agora temos pilotos brasileiros habilitados a conduzir o eVTOL, que abrem uma grande oportunidade de negócios e de inovação

    Jeovan Alencar – piloto da GoHobby habilitado pela Anac

    A GoHobby espera aproveitar a liberação da Anac e realizar voos com o carro voador eVTOL 216-S, da fabricante chinesa EHang. A Startup brasileira possui uma parceria com a EHang e trouxe os drones pilotados até o nosso país. Inclusive, foi na China onde Alencar teve a oportunidade de pilotar os carros voadores pela primeira vez.

    Leia Mais:

    • Made in Brasil: veja primeiras imagens do carro voador da Embraer
    • Primeiro aeroporto para carros voadores do Brasil será no interior de São Paulo
    • Viagens com carros voadores custarão menos do que com helicópteros, afirma executivo do setor

    A GoHobby busca ser a líder no mercado nacional, quando o assunto é mobilidade aérea urbana. De acordo com informações da empresa, a startup possui mais de 16 encomendas da aeronave, aguardando autorização das agências públicas de regulamentação brasileira. Agora que a Anac habilitou os pilotos brasileiros a pilotar o carro voador, os trâmites legais devem correr com maior facilidade.

    O carro voador eVTOL 216-S da EHang possui capacidade para transportar duas pessoas + piloto. Ele possui carga útil total de 220 kg e autonomia de 30 km. O piloto é capaz de planejar a rota, comandar, executar, monitorar e assumir o controle do voo, tudo em tempo real, de forma remota caso seja necessário. Com o modelo, o Brasil pode estar prestes a encarar uma nova era da mobilidade urbana.

    Fonte: GoHobby

    Share.