Novo recurso do Google vincula chave de recuperação ao backup do Android

    O Google lançou o recurso Restore Credentials, que ajuda a fazer login em aplicativos de forma automática ao configurar um novo celular Android. Com essa novidade, não será mais necessário digitar senhas ao trocar de dispositivo, tornando o processo mais rápido e fácil para os usuários.

    Quando você faz backup do celular antigo, o sistema salva uma “chave de recuperação”. Ela guarda as informações para que os aplicativos façam login automaticamente no novo celular. Durante a configuração do aparelho, o sistema restaura os dados do backup, como fotos, aplicativos e credenciais. Assim, o usuário entra nas contas sem precisar realizar nenhuma ação.

    Publicidade.
    Foto: Divulgação/Google

    Quando você entra em um aplicativo no celular antigo, você pode criar essa chave. O próprio aparelho salva a chave, e, se o backup do Google estiver ativado, o sistema a envia para a nuvem de forma segura. No novo celular, o sistema recupera a chave e a utiliza para fazer o login automaticamente.

    Leia mais

    Dessa forma, o recurso traz mais praticidade ao tornar a troca de celular mais simples, eliminando a necessidade de lembrar ou digitar senhas. Além disso, ele permite que o usuário continue logado nos aplicativos automaticamente após a restauração, reduzindo o esforço de configurar cada app manualmente.

    Os aplicativos podem usar essa ferramenta com a biblioteca Jetpack Credential Manager, que já faz parte do Android. Para que o login automático funcione, os desenvolvedores só precisam integrar o recurso ao aplicativo. A função se fez necessária, de acordo com o Google, porque 40% dos usuários nos Estados Unidos substituem os aparelhos por ano.

    Imagem ilustrativa, Android 16Imagem ilustrativa, Android 16
    Imagem: Pixabay

    “Quando os usuários ganham um celular, o atrito em inserir novamente o login pode levar à frustração, abandono do aplicativo e rotatividade”, afirmou a empresa em publicação realizada no blog onde detalhou sobre o novo recurso apresentado para os dispositivos Android.

    Além disso, a empresa revelou que a API está disponível em todos os dispositivos que tenham Android 9 ou superior instalado.

    Fonte: Google

    Share.