O serviço de streaming Amazon Prime Video deixou de exibir conteúdo 4K no Brasil. A suspensão aconteceu devido a decisão judicial da Justiça do Rio de Janeiro relacionada ao uso da tecnologia HEVC.
Apesar de contar com lançamentos mensais no serviço de streaming, o Prime Video não oferece mais a opção 4K aos usuários do Brasil. Diversos brasileiros estão reclamando nas redes sociais, declarando frustração com a plataforma.
É importante ressaltar que a remoção do 4K no Prime Video é somente no Brasil. Em países como Estados Unidos, conteúdos recentes como os Anéis do Poder continuam com o formato disponível.
Caso você tente pesquisar na lista de filmes 4K, a plataforma de streaming retorna com tela preta e aviso de “temporariamente indisponível“. Em comunicado oficial, a Amazon não concordou com a decisão judicial sobre o uso da tecnologia HEVC.
Em comunicado ao portal nacional Canaltech, a Amazon destacou estar “confiante” na solução do problema. Caso estejam corretos, o Prime Video pode, no futuro, voltar a oferecer conteúdo em 4K no Brasil.
No comunicado oficial, a plataforma informou estar decepcionada com o fato da DivX tomar medidas para limitar opções de transmissão aos clientes. Resta saber se a companhia vai conseguir reverter a decisão judicial.
Nós discordamos da decisão judicial e estamos decepcionados com o fato de a DivX tomar medidas para limitar as opções para os clientes. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concorda que a patente da DivX é inválida na extensão em que, em tese, estaria sendo infringida e estamos confiantes de que essa situação será resolvida em breve
Amazon Prime Video
Até o momento da publicação desta notícia, não há previsão do retorno do streaming 4K no Prime Video no Brasil. Após a derrota na Justiça do Rio de Janeiro, a Amazon solicitou prazo de 50 dias úteis para remover a extensão HEVC na compressão dos vídeos.
Como eles vão disputar a decisão judicial, o problema deve se prolongar sem previsão de solução. Caso não consiga reverter a decisão judicial, os brasileiros não devem ver opções 4K na plataforma tão cedo.
Fonte: Canaltech