A Samsung parece estar expandindo sua linha de TVs OLED para 2025. Dessa vez, a expectativa é para a chegada de uma nova versão de 83 polegadas, a maior até o momento. A informação, publicada pelo usuário ParkGGoki no Reddit e confirmada pelo portal especializado FlatpanelsHD.
De acordo com o site, o novo modelo de 83 polegadas da Samsung será integrado à linha S95 — a série OLED mais avançada da fabricante. Além disso, representa um aumento significativo do maior modelo, de 77 polegadas. No Brasil, ela está disponível apenas na série S90.
O banco de dados de peças da própria Samsung revelou indícios de que a nova linha OLED premium receberá o nome de S95F. Dessa forma, marca uma mudança que segue o padrão de nomenclatura anual da marca, em que a letra final de cada modelo avança conforme o ano.
Isso porque em 2023, por exemplo, a série foi denominada S95C. Enquanto isso, em 2024, S95D. A ausência de um modelo “E” indica que a Samsung deverá seguir diretamente para a S95F, conforme o vazamento.
Leia mais
Além do aumento de tamanho, outro detalhe revelado é a possível integração de diferentes tecnologias de painel para o modelo de 83 polegadas. De acordo com o vazamento, a Samsung adotará tanto o QD-OLED quanto o W-OLED para o mesmo modelo.
Assim, alguns especialistas acreditam que essa decisão indica uma estratégia diferente por parte da Samsung. Isso porque a companhia poderá escolher entre as duas tecnologias de acordo com a oferta de painéis, sem se restringir a uma tecnologia específica.
As tecnologias QD-OLED e W-OLED, apesar de desempenharem funções similares, apresentam características diferentes entre si. A LG, principal concorrente da Samsung no mercado OLED, utiliza o W-OLED em suas TVs, onde consegue se destacar por um pico de brilho elevado e boa durabilidade.
Já o QD-OLED, tecnologia desenvolvida pela Samsung Display, busca oferecer cores mais vibrantes e é uma das principais inovações da empresa para telas OLED. Ao utilizar ambas as tecnologias em um único modelo, a empresa poderia suprir melhor à demanda e ao fornecimento de componentes.
Fonte: Reddit