Elon Musk, dono da Tesla e SpaceX, agora é o líder do Departamento de Eficiência Governamental, sob nomeação do presidente Donald Trump. A indicação gerou fortes repercussões e levantou questionamentos sobre conflito de interesse, afinal empresas como a SpaceX recebem forte subsídio do governo.

    Musk estava de olho em governança federal e a nomeação de Trump não é, necessariamente, uma surpresa. O bilionário participou da campanha, fez doações e realizou sorteios de US$ 1 milhão. Em mensagem, o atual presidente dos Estados Unidos elogiou o seu mais novo parceiro.

    Publicidade.

    Tenho o prazer de anunciar que o grande Elon Musk, trabalhando em conjunto com o patriota americano Vivek Ramaswamy, liderará o Departamento de Eficiência Governamental“, informou Trump. De acordo com o presidente, os dois vão desmantelar a burocracia governamental.

    Elon Musk campanha Donald Trump políticaElon Musk campanha Donald Trump política
    Reprodução/Sky News

    Juntos, esses dois americanos maravilhosos abrirão o caminho para que minha administração desmantele a burocracia governamental, reduza o excesso de regulamentações, corte os gastos desnecessários e reestruture as agências federais

    Donald Trump

    O bilionário destacou como o Departamento de Eficiência Governamental vai causar forte impacto nas estruturas do governo americano. “Isso provocará ondas de choque em todo o sistema e em qualquer pessoa envolvida no desperdício do governo, que é muita gente!“.

    Trump explicou que o Departamento de Elon Musk fornecerá consultoria e orientações de fora do governo. O objetivo é criar “abordagem empreendedora para o governo“. A promessa do Departamento é entregar um governo menor e mais eficiente aos americanos.

    Scott Olson/Getty Images

    Não é novidade que as empresas de Elon Musk, como a SpaceX, recebem fortes subsídios e isenções fiscais do governo americano. Isso já acontecia na administração Biden, com o pretexto de aumentar a competividade perante a China.

    Porém, quando Donald Trump coloca Elon Musk no Departamento de Eficiência Governamental, as coisas mudam de figura. Não existe garantias de que o bilionário não vai beneficiar as próprias empresas, em detrimento das concorrentes.

    Especialistas do setor, provavelmente, vão questionar a nomeação. Musk e Trump não parecem muito preocupados e o bilionário conhecido pelas suas excentricidades já declarou nas redes sociais: “o futuro será fantástico”.

    Fonte: Uol

    Share.