A Sony anunciou, nesta terça-feira (5), que vai encerrar as vendas do drone profissional Airpeak S1 a partir de março de 2025. Do mesmo modo, a companhia também não irá mais comercializar os produtos relacionados à aeronave, como os Gimbals GBL-T3 e GBL-PX1.
A Sony anunciou o drone em 2021, como uma opção de drone profissional em um mercado altamente competitivo. A justificativa da empresa japonesa é “mudanças recentes no ambiente dos negócios”, mas eles não entraram em maiores detalhes.
A aeronave Airpeak S1 foi feita para funcionar em conjunto com câmeras mirrorless, tais como os modelos da linha Alpha 7S Mark da própria Sony. O drone Sony Airpeak S1 oferece autonomia de voos de até 12 minutos e consegue resistir a ventos de até 20m/s.
- Gimbals GBL-T3 e GBL-PX1(linha Gimbal Gremsy)
- Carregador de bateria LBG-H1
- Estação de Bateria LBN-H1
- Pacotes de bateria LBP-HS1, HS1/10SET, LBP-HM1
- Propulsor (PPL1785)
As peças citadas acima são todas relacionadas ao Sony Airpeak S1. Como por exemplo os gimbals da linha Gremsy, pensados para acoplar especificamente na aeronave. A decisão da companhia japonesa é encerrar completamente a comercialização de tudo relacionado ao drone profissional.
A Sony também confirmou que vai encerrar os serviços Airpeak Plus, Airpeak Flight, Airpeak Base e Airpeak Protect Plan. Alguns serviços continuarão funcionando até março de 2029 e o encerramento do plano Airpeak Plus vai depender do período de renovação dos contratos.
A partir de agora, a companhia não vai permitir a renovação dos serviços, encerrando gradualmente a sua oferta. O encerramento das vendas do Airpeak S1 é algo importante no mercado de drones, afinal a Sony é uma das poucas empresas japonesas no segmento.
Com o possível banimento da DJI a indústria está passando por mudanças significativas durante o ano de 2024. Enquanto a DJI reforça sua liderança no setor, eles enfrentam as possíveis sanções dos Estados Unidos. Agora, a Sony anuncia o fim das vendas do Airpeak S1, deixando o setor de drones profissionais para trás.
Fonte: DroneXL