O Opera lançou o Opera One R2, uma nova versão do seu principal navegador com IA integrada. 

    Com base no design modular e nas capacidades de inteligência artificial do One, lançado em 2023, a novidade traz uma série de recursos inéditos e melhorias, com o software mais poderoso e o design mais refinado da marca até o momento.

    Publicidade.

    Além de apresentar as inovações mais recentes da companhia, o Opera One R2 também chega com temas dinâmicos que permitem aos internautas personalizar sua experiência de navegação com uma interface estática ou animada, efeitos sonoros e a opção de música no background.

    Os novos recursos Tela Dividida e Rastreamento de Abas buscam melhorar o gerenciamento de guias. Com a tela dividida é possível que as pessoas trabalhem em duas abas simultaneamente, enquanto o rastreamento oferece dicas visuais das mais visitadas recentemente. Adicionalmente, os controles destacáveis de música e vídeo permitem mover o player de música e a janela pop-up de vídeo pela tela para um acesso otimizado. Confira abaixo o vídeo de lançamento:

    O navegador do futuro será muito diferente daquele que usamos hoje. O Opera One R2 é nosso primeiro passo em direção ao futuro da navegação“, disse Joanna Czajka, diretora de produto da Opera, que lidera o Opera One R2. “Como verdadeiros entusiastas de navegadores, estamos felizes por lançar nosso navegador mais bonito com os recursos de IA mais abrangentes até hoje”, completou.

    • Os usuários podem aproveitar uma interface de linha de comando mais potente que facilitará o acesso às capacidades da Aria fora da caixa de bate-papo. Ao abrir a linha de comando – pressionando Ctrl+/ ou Cmd+/ –  eles podem apertar a tecla Tab para entrar no modo de Contexto de Página. Esse modo permite que a Aria resuma o tópico de uma página, analise um artigo ou até mesmo ajude a comparar produtos ao fazer compras online;
    • Geração e Compreensão de Imagens por IA: esses recursos permitem que a Aria crie ilustrações e as compreenda. Os usuários podem solicitar que a ferramenta desenvolva imagens a partir da linha de comando ou do bate-papo na barra lateral. Além disso, é possível fazer o upload de imagens no bate-papo na barra lateral, onde a Aria será capaz de explicar seu conteúdo. Esses dois recursos podem ser usados em conjunto – a Aria pode criar algo com base nas fotos enviadas pelas pessoas. Por exemplo, podem enviar um esboço de uma paisagem e pedir à Aria que crie uma versão realista dela. A Opera também disponibilizou o uso da IA nativa sem a necessidade de login;
    • O Opera One R2 traz um conjunto de temas inovadores e dinâmicos, inspirados na estética escandinava. Três temas foram lançados com o Opera One R2: o Clássico, o Midsommar e a Aurora. Todos eles vêm com um seletor de cores multidimensional para permitir que os internautas experimentem diversas combinações para encontrar o visual ideal para seus navegadores. Eles podem até ajustar a intensidade das animações geradas em tempo real.
    • Tela Dividida: permite que as pessoas juntem duas guias e dividam a tela ao meio para abri-las ao mesmo tempo; 
    • Rastreamento de Abas: oferece dicas visuais sutis sobre as cinco abas mais recentemente visitadas – elas deixam “rastros”. Seu rastreamento está disponível para usuários com mais de trinta abas abertas.
    • Player redesenhado que pode ser destacado e movido pela tela sem interromper a navegação do internauta. Este recurso também funciona com chamadas de vídeo, aprimorando-o ainda mais para quem faz ligações com frequência. Para aqueles que escutam canções antes de uma reunião no Google Meet, a música diminui e pausa durante a chamada, sendo retomada após o término.

    Além de todos os recursos citados acima, o Opera conta com bloqueador de anúncios integrado ao navegador desde 2016, o que permite uma navegação sem interrupções e com publicidades intrusivas fora do caminho. Ele não requer instalação adicional e pode ser personalizado conforme as preferências da pessoa. O uso do bloqueador de anúncios torna o navegador mais limpo, seguro e privado – além de mais ágil, com páginas carregando até 90% mais rapidamente.

    FONTE: Opera

    Share.