A Apple apresentou nesta quarta-feira (30) sua mais nova linha de processadores destinados aos Macs, os chips M4 Pro e M4 Max. Com melhorias expressivas em desempenho e eficiência energética, esses novos SoCs (System-on-a-Chip) prometem levar a experiência de computação nos dispositivos da Apple a um novo patamar.
O M4 Max se destaca por possuir até 40 núcleos gráficos, o dobro do número encontrado no M4 Pro também anunciado essa semana. Além disso, o M4 Max conta com 16 núcleos de CPU, sendo 12 de alto desempenho e 4 de alta eficiência, juntamente a um neural engine de 16 núcleos – 3 vezes mais rápido que o do chip M1.
O novo processador topo de linha da Apple também suporta até 128GB de memória RAM, com 30% mais largura de banda do que o M3 Max. A GPU, por sua vez, apresenta núcleos mais rápidos e um mecanismo de ray tracing duas vezes mais veloz que as gerações anteriores. Já o neural engine é até duas vezes mais ágil que os chips M3.
Em comparação ao M1 Max, o Apple M4 Max alcança até 2,2 vezes mais velocidade no desempenho da CPU. Assim como o M4 Pro, este novo chip é fabricado em tecnologia de segunda geração de 3 nanômetros, o que proporciona ganhos expressivos em eficiência energética e desempenho.
Assim como os demais processadores da linha M, o M4 Max é compatível com os recursos de Inteligência Artificial da Apple, além de oferecer suporte ao Thunderbolt 5, com taxa de transferência de dados de até 120GB/s.
Leia mais:
- M4:
- CPU de até 10 núcleos: até 4 núcleos de desempenho e até 6 núcleos de eficiência
- GPU de até 10 núcleos
- Neural Engine de 16 núcleos
- M4 Pro:
- CPU de até 14 núcleos: até 10 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência
- GPU de até 20 núcleos
- Neural Engine de 16 núcleos
- Largura de banda de memória unificada de 273 GB/s
- M4 Max:
- CPU de até 16 núcleos: até 12 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência
- GPU de até 40 núcleos
- Neural Engine de 16 núcleos
- Largura de banda de memória unificada de até 546 GB/s
Fonte: Apple