A fabricante TCL anunciou recentemente planos para tornar seus painéis OLED mais acessíveis e duráveis. Isso tudo seria possível graças ao aproveitamento da tecnologia de impressão inkjet. Dessa forma, a ideia seria conseguir aprimorar ainda mais a tecnologia utilizada em praticamente todos os tipos de tela.
A empresa pretende aplicar este recurso em várias etapas da produção de displays, prometendo reduções de custo e melhorias de desempenho. Assim, a ideia da TCL é conseguir aprimorar a fabricação de painéis que ofereçam menor desperdício de materiais e maior eficiência luminosa.
A tecnologia inkjet, já conhecida no mercado de impressoras domésticas, permite que os painéis OLED da TCL sejam fabricados com menor custo e menor perda de luz. Ming-Jong Jou, executivo da TCL, explica que a técnica proporciona uma fabricação mais precisa e econômica, com menos desperdício de materiais. Consequentemente, em produtos mais baratos e com maior poder de brilho.
A TCL apresentou dados que reforçam os benefícios econômicos e de eficiência da nova tecnologia. Com a impressão inkjet, os painéis OLED da empresa têm uma redução de 50% na perda de luz, usando um processo de reflexão interna.
Leia mais
Além disso, a tecnologia inkjet amplia a eficiência de emissão de luz em 1,5 vez, contribuindo para a durabilidade do produto. A tecnologia promete também reduzir os custos de produção em aproximadamente 20% e diminuir o ciclo de desenvolvimento do produto em 30%.
Atualmente, a tecnologia inkjet é usada para encapsular camadas em painéis OLED, um processo também adotado pela Samsung em telas QD-OLED. A TCL planeja expandir o uso da impressão inkjet para outras fases da fabricação, incluindo a criação de emissores de luz.
Além disso, rumores indicam que a CSOT, divisão de fabricação da TCL, iniciará a produção de painéis OLED com tecnologia inkjet ainda em 2024. Assim, espera-se que as primeiras telas 4K de 21,6 polegadas, destinadas ao uso médico, estejam prontas até o final do ano.
Mas isso não é tudo. Isso porque para 2025, a TCL pretende expandir a produção para outros tipos de dispositivos, incluindo notebooks e monitores. Entretanto, ainda não há previsão oficial sobre a aplicação do processo inkjet em televisores OLED da fabricante.
Fonte: Adrenaline