A Samsung Display anunciou nesta segunda-feira (28) uma nova tecnologia para reciclagem de tinta Quantum Dot, utilizada em painéis QD-OLED. O principal objetivo é otimizar o processo de fabricação e reduzir custos, abrindo a possibilidade de TVs QD-OLED mais acessíveis no mercado.

    Desde o lançamento de seu primeiro painel QD-OLED há três anos, a Samsung vem aprimorando a tecnologia. De acordo com a companhia da Coréia do Sul, a reciclagem da tinta pode tornar o processo produtivo mais eficiente e sustentável.

    Publicidade.
    TV Samsung QN900DTV Samsung QN900D
    CRÉDITOS: Samsung

    Com a QD-OLED da Samsung Display recebendo avaliações positivas, estamos usando mais tinta Quantum Dot do que nunca. Ao desenvolver essa tecnologia revolucionária que recicla tinta Quantum Dot de alta qualidade internamente, contribuiremos significativamente não só para a redução de custos, mas também para a reciclagem de recursos

    Seongbong Kim, representante da Samsung Display

    A tecnologia recém-desenvolvida pela fabricante permite a recuperação de até 80% da tinta Quantum Dot que, anteriormente, era desperdiçada durante a fabricação. O processo de produção dos painéis QD-OLED envolve a aplicação de camadas densas de tinta Quantum Dot vermelha e verde por meio de impressão a jato de tinta.

    Dessa forma, durante essa aplicação, a tinta é distribuída por bicos de tamanho micrométrico. Entretanto, a Samsung revelou que aproximadamente 20% dela acaba retida nos bicos, sem ser utilizada.

    Leia mais

    Para minimizar esse desperdício, a Samsung Display montou uma equipe de engenheiros de diversas áreas. Entre elas está pesquisa, desenvolvimento, segurança ambiental e manufatura, com o intuito de investigar formas de recuperação da tinta Quantum Dot. Em agosto de 2024, eles desenvolveram uma unidade específica para reciclagem da tinta.

    Foto: Divulgação/Samsung

    O processo de reciclagem passa por várias etapas que garantem a qualidade ótica e a pureza da tinta recuperada. Assim, testes realizados pela Samsung mostraram que a tinta reciclada mantém os mesmos níveis de desempenho da original, assegurando que o produto final atenda aos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa.

    Com a implementação desta tecnologia de reciclagem, a Samsung Display estima uma economia de até 10 bilhões de won sul-coreanos (cerca de US$ 7,3 milhões na cotação atual do dólar) por ano.

    A empresa planeja adotar outras inovações tecnológicas para melhorar o desempenho dos painéis QD-OLED, ao mesmo tempo em que reduz os custos de produção. Dessa forma, essas medidas visam tornar as TVs e monitores com painéis QD-OLED mais competitivos no mercado, onde a demanda por telas OLED de alta qualidade cresce a cada ano.

    Fonte: SamMobile, Samsung

    Share.