A Samsung anunciou o Exynos 1580 nesta quinta-feira (24) sem muito alarde e aproveitou para ampliar o portfólio de chips para smartphones intermediários. O modelo surge como um potencial diferencial para o futuro Galaxy A56, prometendo melhorias em processamento, eficiência energética e gráficos aprimorados.

    A estrutura e processamento do Exynos 1580 apresenta uma nova arquitetura de núcleos baseada em instruções Armv9, estruturada em três clusters. Dessa forma, essa organização permite que o sistema funcione de forma otimizada, oferecendo desempenho e eficiência.

    Publicidade.
    Foto: Divulgação/Samsung

    Além disso, a fabricante revelou que o chip é composto por um núcleo de alto desempenho Cortex-A750, operando a 2,9 GHz. Além disso, é acompanhado por três núcleos Cortex-A720 a 2,6 GHz e quatro núcleos Cortex-A520 a 1,95 GHz, voltados para tarefas de baixo consumo de energia.

    Fabricado com tecnologia de 4 nanômetros, o Exynos 1580 visa um equilíbrio entre desempenho e eficiência energética. Esse tamanho reduzido permite uma economia de energia e maior densidade de transistores, elevando o potencial de processamento para tarefas mais intensivas.

    Leia mais

    O Exynos 1580 também inova na área gráfica com a introdução da iGPU Xclipse 540. Com dois Work Group Processors (WGP), o chip promete aumentar o desempenho em jogos e renderizações gráficas em até 37%. Assim, utiliza a mesma configuração de energia e trazendo um ganho de eficiência de 20%.

    Além disso, a Samsung reforçou o suporte a câmeras com o Exynos 1580, que pode lidar com sensores de até 200 MP. Esse recurso visa melhorar a qualidade fotográfica com imagens mais detalhadas e cores aprimoradas, especialmente em ambientes de baixa luminosidade.

    Foto: Divulgação/Samsung

    O processador utiliza uma versão avançada da tecnologia SAD (Sum of Absolute Differences), que minimiza ruídos em fotos, proporcionando clareza e nitidez. A integração de uma Unidade de Processamento Neural com capacidade de 14,7 TOPS (trilhões de operações por segundo) fortalece as funções de inteligência artificial do chip.

    Assim, favorece o processamento de imagens e otimização de recursos durante o uso do dispositivo. A NPU também possui uma memória aumentada de 2 MB, que permite mais precisão e velocidade nas tarefas que envolvem aprendizado de máquina e reconhecimento de imagem.

    Embora a Samsung ainda não tenha divulgado a data de lançamento do Exynos 1580 em smartphones, o chip deve estrear no Galaxy A56, previsto para o início de 2025. O modelo quer entregar recursos avançados sem alcançar os preços dos dispositivos topo de linha, aproveitando os novos recursos do Exynos 1580 para atrair mais usuários.

    Fonte: Samsung

    Share.