De acordo com informações do portal internacional Reuters, a DJI entrou com ação judicial contra o Departamento de Defesa Americano. O processo é uma resposta ao processo banimento da DJI nos Estados Unidos, onde nas últimas movimentações o governo dos EUA categorizou a fabricante chinesa como empresa militar.

    A ação judicial da DJI contra o Departamento de Defesa solicita a remoção da fabricante de drones da lista de empresas militares do Pentágono. Enquanto o governo dos Estados Unidos continua alegando riscos à segurança nacional, a DJI também precisará lidar com o lobby da Skydio, empresa americana com muitos interesses econômicos nessa disputa.

    Publicidade.
    Drone DJI Air 3S em teste ao ar livreDrone DJI Air 3S em teste ao ar livre
    Imagem: DJI

    Segundo as informações, a DJI afirma não coletar dados capazes de serem enviados ao exército da China. Além disso, os pilotos precisam aceitar manualmente o compartilhamento de dados com a fabricante. Porém, as alegações da companhia não pararam o Departamento de Defesa Americano de colocar a DJI na lista do Pentágono.

    Na ação judicial contra o Departamento de Defesa Americano, a DJI alega “prejuízo financeiro severo“. Como consequência da categorização de empresa militar, a DJI perdeu acordos comerciais e está sendo erroneamente categorizada como risco à segurança nacional.

    Segundo a DJI, diversos clientes americanos e de outros países estão encerrando seus contratos com a empresa. Sem entrar em detalhes de quais acordos estão perdendo e os números de prejuízo, a companhia afirma estar com a reputação manchada, após “decisão ilegal e equivocada“.

    Drone DJI Air 3S em teste ao ar livreDrone DJI Air 3S em teste ao ar livre
    Imagem: DJI

    Ainda segundo a DJI, o Departamento de Defesa Americano ignora os questionamentos da companhia. Com a falha na comunicação, a fabricante de drones resolveu processar, na tentativa de conseguir uma solução para os problemas. A categorização como empresa militar é um novo reforço, pendendo para o banimento nos Estados Unidos.

    Por outro lado, muitos políticos do governo americano continuam defendendo a possibilidade de risco à segurança nacional. Eles acreditam nos laços entre a fabricante de drones e o exército de Beijing. O Departamento de Defesa, até o momento, não comentou oficialmente sobre a ação judicial da DJI.

    A tensão entre as duas empresas nunca esteve tão alta e a possibilidade da DJI ser banida dos Estados Unidos deve impactar profundamente toda a indústria de drones. Com os efeitos repercutindo por diversos países, além da China e EUA.

    Fonte: Wccftech, Engadget

    Share.