A Apple solicitou, ao Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV), o cancelamento da sua permissão de testes de carro autônomo. Ao que tudo indica, a Big Tech abandonou o projeto e vai deixar de lado o sonho de criar um veículo com sistemas 100% próprios.

    Após a Tesla anunciar o Cybercab, parece que a Apple abandonou o seu carro autônomo. É curioso vermos a desistência do projeto, afinal ela trabalha nele há anos. Com o cancelamento da permissão, a empresa não pode mais realizar testes do sistema do Project Titan – codinome do seu carro autônomo.

    Publicidade.

    A Apple também abandonou a ideia de um anel inteligente, como o Galaxy Ring. Pelo visto, a companhia continuará focada nos seus produtos principais, como os celulares iPhone, iPads e Macs.

    Exemplo de carro autônomo gerado por IA (CRÉDITOS: IndianExpress/imagem gerada por IA)

    Com o cancelamento da permissão, a Apple não deve investir mais no projeto do carro. Não sabemos ao certo se a empresa enfrentou algum problema substancial no Project Titan, mas rumores sugerem que a Big Tech enfrentou sérios problemas técnicos com o veículo.

    Nada impede a Apple de lançar carro no futuro. Porém, dificilmente veremos um automóvel com sistema de automatização 100% da empresa. Caso aconteça, eles devem apostar em parcerias com outras montadoras, como a Tesla, integrando tecnologias autônomas no seu processo de fabricação.

    • Versão mais barata do Apple Vision Pro deve custar US$ 2 mil
    • Apple perde R$ 13 milhões em golpe com iPhones falsos
    • iPhone 17 terá versões com cores vibrantes

    Há cerca de 10 anos, as primeiras informações sobre o Project Titan começaram a circular. Com o fim da permissão de testes de carro autônomo, a Apple amarga uma dura derrota nos Estados Unidos. Principalmente se levarmos em consideração o anúncio do Cybercab da Tesla.

    Mesmo sem revelar oficialmente o projeto, a Apple investiu dinheiro e acabou sem nada para mostrar ao público. Com diversos rumores sobre dificuldades técnicas, a Big Tech passou longe de conseguir criar um sistema de direção autônoma seguro e eficiente.

    Talvez por medo de continuar investindo dinheiro e ficar sempre para trás, a decisão foi encerrar o Project Titan. Seria importante vermos a Apple se pronunciando oficialmente sobre o carro autônomo, mas até o momento da publicação desta notícia, a companhia da maçã não se manifestou sobre o assunto.

    Fonte: Apple Insider, MacReports

    Share.