A NASA (Agência Espacial Americana) vai realizar nova missão espacial em Júpiter. Há mais de dez anos a agência americana não investigava o gigante gasoso. A companhia vai gastar US$ 5,2 bilhões (cerca de R$ 29,3 bilhões em conversão direta) para inspecionar a lua Europa em Júpiter.
O satélite natural de Júpiter chamou a atenção da NASA pois ele contem oceano de água líquida, debaixo de uma camada de gelo. De acordo com os cientistas, o local é o mais propício para a presença de vida dentro do nosso sistema solar.
Recentemente, os cientistas descobriram 12 novas luas em Júpiter. O satélite Europa é a quarta maior lua de Júpiter e a missão Europa Clipper vai investir bilhões para desvendar se o local realmente possui condições favoráveis à vida.
O Europa Clipper é um foguete da NASA com peso total de 5.670 quilos. Além de muito combustível – para concluir a viagem espacial até Júpiter – o foguete da NASA possui nove instrumentos de investigação. Dentre eles, câmeras, espectrômetros, radar e magnetômetro vão estudar a composição da superfície e interior da lua.
A companhia SpaceX, do bilionário Elon Musk, vai auxiliar a NASA no missão de investigação de Júpiter. Previsto para acontecer nesta segunda-feira, às 12h06 (horário de Brasília), a decolagem do Europa Clipper acontecerá junto do foguete Falcon Heavy, da SpaceX.
Caso você queira assistir a transmissão, poderá acompanha-la através do vídeo do YouTube destacado acima. Além da missão envolvendo Júpiter, a NASA também planeja investigar a galáxia com novo telescópio, buscando detectar novos objetos maiores que a Terra.
- Incrível! Foguete da SpaceX volta à Terra e é pego no ar com manobra inédita
- SpaceX: Elon Musk quer lançar cinco naves não tripuladas para Marte em até dois anos
- NASA identifica planeta similar à Terra e potencialmente habitável
Apesar do lançamento acontecer nesta segunda-feira, o foguete Europa Clipper realizará jornada de 5 anos e meio até Júpiter. Segundo informações da NASA, o foguete entrará na órbita da lua Europa somente em abril de 2030.
Por isso, se você está curioso com os resultados da missão da NASA em Júpiter, precisará esperar bastante tempo. De qualquer forma, o Europa Clipper vai executar 49 voos ao redor do satélite natural, coletando muitas informações importantes sobre a curiosa lua do planeta gasoso.
Fonte: O Globo