Pelo visto, o banimento da Kaspersky nos Estados Unidos gerou um efeito cascata e diversos países estão sem o aplicativo na loja de apps Google Play Store. Com a companhia de cibersegurança encerrando operações nos EUA, o Google simplesmente removeu o app de sua loja Android e isso também afetou o Brasil.

    Ao acessar a Google Play Store Brasil e buscar por Kaspersky, a loja vai apresentar outros softwares de cibsersegurança, como Norton e Avast. Sob a alegação de riscos à segurança nacional e supostos laços com a Rússia, o governo dos Estados Unidos baniu recentemente o software. Sem escolha, a companhia encerrou operações no território americano.

    Publicidade.
    CRÉDITOS: Print de Tela/MC

    A Kaspersky é uma empresa de cibersegurança que produz softwares de proteção. Seus produtos oferecem segurança contra ameaças online, como vírus e etc. De acordo com parlamentares americanos, o software facilitava a coleta de dados de forma ilegal de cidadãos americanos, além de permitir a espionagem.

    Como o Kaspersky está proibido de operar somente nos Estados Unidos, o aplicativo deveria aparecer como disponível na Play Store brasileira. Porém, parece que o Google resolveu simplesmente remover o app de todas as lojas. Até o momento, a companhia de cibersegurança informou investigar o caso e busca contato com o Google pare reestabelecer o app na loja Android nas demais regiões.

    Por enquanto, caso o usuário deseje instalar o Kaspersky no seu dispositivo Android, terá de buscar outra solução ao invés da Play Store. A própria companhia russa sugeriu a utilização de outras lojas, como a Galaxy Store (Samsung), Xiaomi GetApps (Xiaomi) e Huawei AppGalery (Huawei), caso o usuário seja dono de um dispositivo Android.

    Kaspersky EUA
    Divulgação/Kaspersky
    • Google força remoção do app Juno para YouTube da App Store do Vision Pro
    • Apps governamentais ganham selo de identificação na Play Store

    Até o momento da publicação desta notícia, o Google não explicou a razão da remoção do Kaspersky da Play Store de outros países. A Big Tech explicou apenas que a remoção do software da loja americana faz parte das restrições impostas pelo governo dos EUA. No entanto, a decisão americana não deveria afetar a disponibilidade do app no Brasil e demais países.

    Além da Kaspersky, os EUA também está de olho no banimento da DJI, sob alegação de riscos à segurança nacional. O congresso americano está aumentando o cerco sob empresas de origem chinesa (DJI) e russa, aumentando o protecionismo interno. O caso da DJI continuará movimentando o senado nos próximos meses e se o fim for o mesmo da Kapersky, o segmento de drones americano sofrerá fortes mudanças.

    Fonte: Bleeping Computer

    Share.