Em uma mudança significativa em seu cronograma habitual, o Google pode estar planejando lançar o Android 16 mais cedo do que o esperado em 2025, possivelmente durante o segundo trimestre do ano. A informação foi revelada através de uma análise detalhada de documentos internos e referências encontradas no código-fonte do Android.

    Google lança correção para falha grave de segurança no Android

    Publicidade.

    Essa alteração representa uma quebra notável no padrão estabelecido pela empresa, que tradicionalmente lançava novas versões do sistema operacional no final do terceiro trimestre ou início do quarto trimestre de cada ano.

    A mudança pode ser atribuída à adoção pelo Google de um modelo de desenvolvimento baseado em tronco (trunk-based development), que permite aos desenvolvedores trabalharem em um único ramo unificado, potencialmente acelerando os cronogramas de lançamento.

    Leia mais:

    • WhatsApp facilitará bloqueio de mensagens de desconhecidos no Android
    • Android 15 será lançado em outubro, diz site
    • Google Notícias testa visual minimalista no Android

    Evidências dessa antecipação foram encontradas no Documento de Definição de Compatibilidade (CDD) do Android 15, que contém referências ocultas a um lançamento no “25Q2” – código interno que se refere ao segundo trimestre de 2025.

    O Google também parece estar abandonando seu padrão de 15 anos de nomear as versões do Android em ordem alfabética, outra consequência possível deste novo modelo de desenvolvimento.

    Para contextualizar a magnitude dessa mudança, é importante notar que, para encontrar um lançamento fora do padrão estabelecido pelo Google, seria necessário retroceder até 2012, com o Android 4.1 Jelly Bean, lançado em julho daquele ano.

    Engenheiros do Google têm deixado comentários no AOSP (Android Open Source Project) que sugerem que “25Q2” será de fato a próxima grande versão do Android. Essas referências foram encontradas em novas APIs na pilha Bluetooth.

    O segundo trimestre compreende os meses de abril, maio e junho. Historicamente, apenas versões muito antigas do Android, como o Android 1.5 Cupcake em abril de 2009 e o Android 2.2 Froyo em maio de 2010, foram lançadas neste período.

    Esta mudança no cronograma pode impactar significativamente o ecossistema Android, permitindo que fabricantes de smartphones incorporem a nova versão do sistema operacional em seus dispositivos mais cedo no ano.

    Vale ressaltar que a série Pixel 9 do Google, lançada em 2024, não veio com o Android 15 pré-instalado, quebrando uma tradição de longa data. Esta mudança pode ter sido um prenúncio das alterações mais amplas que estão por vir no desenvolvimento do Android.

    Fonte: Android Authority

    Share.