A Microsoft interrompeu a distribuição do update KB5043145 do Windows 11 22H2 e 23H2 depois que usuários começaram a relatar alguns problemas causados por ele.
Este update opcional foi disponibilizado no dia 26 de setembro com correções para alguns bugs como um que afeta o Modo IE do Microsoft Edge.
Usuários relataram que após a instalação da atualização, seus PCs com Windows 11 começaram a apresentar problemas como a ocorrência da chamada tela azul da morte (BSOD).
De acordo com relatos de diversos usuários que instalaram este update opcional, além da ocorrência da tela azul da morte, o sistema operacional também entrou em loop infinito em alguns PCs.
Basicamente isto faz com que o sistema seja reinicializado sem parar por culpa de algum erro causado pelo update KB5043145. Em outros casos, alguns usuários também relataram travamentos após sua instalação.
Já outros com a criptografia de disco BitLocker habilitada disseram que seus PCs iniciaram a ferramenta de reparo automático após múltiplas tentativas de reinicialização.
A ferramenta de reparo automático faz parte do Ambiente de Recuperação do Windows e é executada quando o sistema operacional encontra problemas durante sua inicialização.
Após os relatos dos usuários, a Microsoft atualizou a seção Problemas Conhecidos no artigo de suporte do update KB5043145 e confirmou que ela está causando problemas.
A empresa disse que está investigando as causas e confirmou que divulgará mais informações assim que estiverem disponíveis.
- Como instalar o Windows 11 24H2 antes do lançamento oficial
- Como baixar a Imagem ISO do Windows 11 24H2 antes do lançamento
- Como criar e usar Pontos de Restauração no Windows
Os usuários que tiveram seus PCs afetados podem tentar remover a atualização ou podem utilizar a Restauração do Sistema a partir do Ambiente de Recuperação do sistema operacional.
Fonte: BleepingComputer