A Samsung Electronics anunciou nesta terça-feira (24) o desenvolvimento do primeiro SSD automotivo PCIe 4.0 baseado na oitava geração de NAND vertical (V-NAND) da indústria. Chamado pela fabricante de AM9C1, ele tem aparece como alternativa para aprimorar capacidades de inteligência artificial em carros.

    Isso porque o AM9C1 possui 256 GB e oferece uma eficiência energética 50% superior se comparado com o antecessor, o AM991. Além disso, as velocidades de leitura e escrita sequenciais do dispositivo alcançam até 4400 MB/s e 400 MB/s, respectivamente.

    Publicidade.
    Foto: Divulgação/Samsung

    Construído com um controlador de 5 nanômetros (nm) da Samsung e apresentando o recurso Namespace de célula de nível único (SLC), o SSD automotivo AM9C1 demonstra alto desempenho. Dessa forma, facilita o acesso a arquivos grandes.

    Estamos colaborando com fabricantes globais de veículos autônomos e fornecendo produtos automotivos de alto desempenho e alta capacidade

    Hyunduk Cho, vice-presidente e chefe do Grupo Automotivo da Memory Business da Samsung Electronics.

    Assim, ao alternar do estado original de célula de nível triplo (TLC) para o modo SLC, é possível notar velocidades de leitura e escrita aumentadas para até 4700 MB/s e 1400 MB/s, respectivamente. Com isso, os usuários conseguem se beneficiar também da confiabilidade adicionada dos SSDs SLC.

    Leia mais

    • Samsung Galaxy Ring terá mais duas opções de tamanho
    • Celular Samsung Galaxy M55s é apresentado com novo design e Snapdragon 7 Gen 1
    • Vazou! Vídeo promocional revela detalhes do Samsung Galaxy S24 FE

    Atualmente, o SSD de 256 GB está sendo testado por parceiros-chave e espera-se que sua produção em massa comece até o final deste ano. A Samsung planeja oferecer múltiplas capacidades de armazenamento para o AM9C1, variando de 128 GB a 2 terabytes (TB), em resposta à crescente demanda por SSDs automotivos de alta capacidade.

    Foto: Divulgação/Samsung

    O modelo de 2 TB, que oferecerá a maior capacidade do mercado nesta categoria de produto, tem produção em massa programada para o início do próximo ano. O dispositivo atende ao padrão de qualidade AEC-Q1003 Grau 2 para semicondutores automotivos. Assim, possuem desempenho estável em uma ampla faixa de temperatura, de -40°C a 105°C.

    Para atender aos altos padrões de durabilidade e estabilidade exigidos pela indústria automotiva, a Samsung também realiza diversos processos de garantia de qualidade. A empresa recebeu a autenticação ASPICE CL3 para seu produto UFS 3.1 em março deste ano.

    Fonte: Samsung

    Share.