Os celulares da linha iPhone 16 entram em pré-venda a partir desta segunda-feira (23) no Brasil. E, no que depender da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há autorização também para que eles sejam montados no país.

    Na última sexta-feira (19) a Anatel homologou os aparelhos no Brasil, o que indica que eles já estão autorizados para venda por aqui. O mesmo documento mostra ainda mais informação: o Brasil é um dos locais nos quais há uma unidade fabril autorizada para montagem.

    Publicidade.

    Segundo o documento da Anatel, os iPhone 16 podem ser montados pela Foxconn, fábrica que fica na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Além do Brasil, China e Índia também são apontados como países em que a montagem do aparelho vendido no Brasil pode ser realizada.

    Entretanto, vale lembrar que essa autorização não significa necessariamente que os iPhone 16 vendidos no Brasil serão – ou já estão sendo – montados por aqui. A autorização lista apenas lugares com unidades fabris compatíveis, e não há mais informações sobre a origem exata dos celulares, pelo menos por enquanto.

    Imagem: Reprodução/MacMagazine.

    Essa estratégia é similar à adotada pela Apple também na linha iPhone 15. Na ocasião, no lançamento já havia autorização para montagem dos aparelhos no Brasil, mas eles efetivamente entraram em linha de produção posteriormente.

    O documento se aplica apenas ao iPhone 16. Os demais modelos – iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max – seguem sendo importados para o Brasil. O iPhone 16 Pro Max brasileiro, infelizmente, está entre os mais caros do mundo, mas não supera essa versão de ouro que custa mais de R$ 350 mil.

    Fonte: MacMagazine

    Share.