A Apple revelou a geração iPhone 16 nesta semana, com a promessa de muitos avanços em performance com os novos chipsets A18 e A18 Pro. A versão Pro do chipset vai equipar o iPhone 16 Pro e Pro Max, enquanto a versão A18 equipará o iPhone 16 e Plus. Mas o que o A18 Pro traz de diferenças em relação ao A18 e A17 Pro? É justamente sobre isso que falaremos neste artigo.

    Em primeiro lugar, testes de benchmark do iPhone 16 Pro confirmam a potência do chipset. De acordos com resultados o Geekbench, o Apple A18 Pro oferece até 18% de performance a mais na CPU, se comparado com o A17 Pro. Anteriormente, a Apple havia prometido um ganho de performance de pelo menos 15%.

    Publicidade.

    O chipset A18 Pro da Apple possui litografia de 3 nm. Segundo a Apple, a litografia de 3 nm é de “segunda geração”, provavelmente da TSMC. Essa nova geração vai fornecer uma maior densidade dos transistores, aprimorando eficiência energética e performance. Além disso, a companhia destacou que os chips A18 e A18 Pro são os primeiro a utilizar o modelo de litografia.

    CRÉDITOS: Apple

    O chipset A18 Pro possui CPU de 6 núcleos (2 de performance e 4 de eficiência), GPU de 6 núcleos e NPU (Neural Engine) de 16 núcleos. Os núcleos neurais vão garantir que os dispositivos iPhone possam executar com precisão o processamento de IA, possibilitando a inclusão de diversas ferramentas de inteligência artificial no iOS.

    Com a promessa de fornecer economia energética de 20% em relação ao A17 Pro, a Apple destacou que o A18 Pro também terá “caches maiores” do que o A18. Atualmente, a companhia não destacou a diferença específica de cache entre os dois modelos do chipset.

    Em termos gerais, ambos os A18 terão CPU de 6 núcleos e NPU de 16 núcleos. O grande diferencial em termos de componentes de ambos está no número de núcleos da GPU. O A18 Pro possui GPU de 6 núcleos, enquanto o A18 possui GPU de 5 núcleos.

    A Apple destacou como os 6 núcleos de GPU do A18 Pro fornecerão vantagens na reprodução de jogos. Do mesmo modo, a Big Tech de Cupertino afirma que o chipset vai utilizar o Dynamic Caching, além de contar com “arquitetura de nível desktop“. Com o Dynamic Caching, o smartphone atribuirá memória de forma dinâmica no hardware, ampliando o desempenho gráfico ao aumentar a performance na GPU.

    iPhone 16 Pro imagem com fundo escuro
    CRÉDITOS: Apple

    Leia Mais:

    • iPhone 16 lançado! O QUE MUDOU? Resumo completo
    • Veja quanto será o preço do iPhone 16 no Brasil
    • Lista de iPhones compatíveis com o iOS 18

    Como o foco da Apple também está na inteligência artificial, o A18 Pro conta com Neural Engine de nova geração de 16 núcleos. Segundo a empresa, a NPU é capaz de realizar 35 trilhões de operações por segundo. O número de operações é o mesmo do A17 Pro, porém ele está mais eficiente. A causa disso é um aumento de 17% na banda de memória do sistema.

    • Segundo a Apple, o A18 Pro e A18 possuem processo de 3nm de “segunda geração” com maior densidade de transistores;
    • CPU de 6 núcleos com quatro núcleos de desempenho e dois núcleos de eficiência;
    • Neural Engine de 16 núcleos capaz de executar 35 trilhões de operações por segundo.

    Como é possível perceber, o A18 e o A18 Pro são dois chipsets da Apple bem similares. O diferencial entre os dois chips está na quantidade de núcleos na GPU. Para finalizar, a Big Tech de Cupertino informou a existência de um novo codificador de vídeo e processador de sinal de imagem (ISP), com o dobro de capacidade do codec presente no A17 Pro.

    • Display Super Retina XDR OLED de 6,3 polegadas
    • Sistema Operacional iOS 18;
    • Taxa de atualização de até 120 Hz;
    • Brilho máximo: 2.000 nits;
    • Chipset Apple A18 Pro;
    • Opções de 128, 256, 512 GB ou 1 TB de armazenamento;
    • Câmera traseira tripla: 48 MP + 48 MP + 12 MP;
    • Câmera selfie de 12 MP;
    • Certificação IP68;
    • Conexão 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth, GPS, NFC;
    • Face ID, botão para Controle de Câmera e Botão de Ação;
    • Bateria com recarga de até 25 W por MagSafe, fornecendo 50% de recarga em 30 min.

    O chipset A18 Pro da Apple vai equipar os modelos mais poderosos do iPhone 16. Enquanto o modelo Pro chega ao Brasil com preços a partir de R$ 10.499, o smartphone iPhone 16 Pro Max custará a partir de R$ 12.499. Após acompanhar todos os detalhes do A18 Pro, você já sabe se vai valer a pena investir nos modelos topo de linha da geração 16 do iPhone.

    Fonte: MacRumors, 9to5Mac

    Share.