Com lançamento oficial previsto para este segundo semestre de 2024, o Windows 11 24H2 também virá pré-instalado nos chamados Copilot+ PCs. A nova versão do sistema operacional introduzirá diversas novidades e recursos com foco em IA.
Neste artigo você poderá conferir o que esperar desta nova versão do Windows 11.
Nos PCs suportados ou Copilot+ PCs, além de incluir o assistente digital, o Windows 11 24H2 também suportará recursos baseados em IA que farão uso de Neural Processing Units (NPUs).
Um destes recursos é o criador de imagens do Paint. Com ele os usuários poderão gerar imagens rapidamente depois de digitar algumas palavras e de selecionar um tema. Mais detalhes sobre como usar este recurso estão disponíveis neste link.
Outra novidade desta versão do sistema que estará presente nos chamados Copilot+ PCs é o recurso Windows Recall. Um detalhe importante é que este recurso será disponibilizado depois do lançamento do Windows 11 24H2.
O motivo é que a Microsoft está trabalhando para modificar o recurso em resposta às críticas de usuários e especialistas em segurança. Participantes do Programa Windows Insider com PCs suportados poderão começar a testar este recurso em breve.
O Windows Recall é executado em segundo plano e basicamente “grava” o que o usuário faz no PC, oferecendo uma interface que lembra uma linha do tempo para que o usuário retorne para um ponto específico.
Com isso ele poderá encontrar rapidamente algo que o usuário digitou ou fez no PC em um determinado dia. O recurso também fará uso de NPUs nos PCs suportados para lidar com o volume de dados e se necessário o Recall também poderá ser desativado.
Com relação à acessibilidade, a IA será utilizada para oferecer uma versão melhorada do recurso Legendas ao Vivo. Nos Copilot+ PCs, este recurso será capaz de gerar legendas em tempo real a partir do áudio gravado ou ao vivo e traduzi-las para mais de 40 idiomas.
Em ambientes corporativos este recurso será particularmente útil para reuniões com participantes em diferentes partes do mundo, por exemplo.
Já os usuários que utilizarem as webcams e microfones em seus Copilot+ PCs em aplicativos de comunicação poderão fazer uso de novos efeitos do Windows Studio utilizando IA.
Por exemplo, com ele será possível melhorar a imagem ou desfocar o fundo, ajustar o enquadramento de forma automática, melhorar o áudio e mais.
Assim como os outros recursos de IA mencionados acima, os novos efeitos do Windows Studio farão uso das NPUs presentes nos Copilot+ PCs e nos processadores suportados para certas funções.
Por último, o aplicativo Copilot virá pré-instalado por padrão tanto nos Copilot+ PCs como nos PCs mais tradicionais com o Windows 11 24H2. Por ser um PWA ou Progressive Web App, ele poderá ser atualizado mais facilmente pela Microsoft:
O aplicativo também oferecerá suporte para plugins e alguns deles podem ser vistos na imagem abaixo. A lista de plugins pode variar dependendo da região e com o tempo ela deve ser ampliada pela Microsoft:
Com o Windows 11 24H2, a Microsoft introduzirá algumas mudanças no Explorador de Arquivos do sistema operacional. Os menus de contexto, por exemplo, agora exibirão rótulos para comandos como copiar e colar:
Ele também suportará a criação de arquivos nos formatos .tar e .7z. Uma atualização anterior já havia adicionado o suporte para extração de arquivos nos formatos .rar, .7z, .tar e outros:
Além disso, a versão 24H2 do sistema suportará a seleção do método específico de compressão para o formato selecionado. Alguns exemplos para os formatos .7z e .tar podem ser vistos nas imagens abaixo:
A área Ações Rápidas na barra de tarefas do Windows 11 24H2 terá algumas mudanças nesta versão do sistema operacional. Os usuários agora poderão conferir as opções disponíveis de uma vez e poderão navegar por elas com a roda do mouse:
Em laptops e PCs com suporte para Wi-Fi, o sistema agora exibirá um botão para atualizar a lista de redes sem fio disponíveis para conexão.
Já para quem utiliza uma VPN (rede virtual privada), o Windows exibirá uma interface de gerenciamento atualizada que poderá ser acessada a partir da área Ações Rápidas.
O recurso Legendas ao Vivo também poderá ser habilitado rapidamente a partir desta área como mostrado na imagem acima.
Usuários que vincularem seus smartphones com Android ao Windows 11 24H2 poderão ter uma maior integração com o menu Iniciar, com um painel que será exibido do lado direito com informações como o estado da bateria e opção para iniciar uma chamada:
O aplicativo Configurações agora oferecerá opções para permitir o acesso aos dispositivos móveis, vincular os dispositivos ao PC e mais:
Com o Windows 11 24H2, usuários de PCs e notebooks poderão conferir uma nova opção no aplicativo Configurações chamada Economia de energia, que basicamente reduzirá o desempenho para limitar o consumo de energia do computador.
Ele faz isso desativando certos efeitos como a transparência e animações, e suspendendo alguns processos do sistema operacional.
Quando a opção é habilitada o usuário verá o ícone de economia de energia na barra de tarefas, como mostrado na imagem abaixo:
Para usuários avançados e administradores, o Windows 11 24H2 introduz o suporte para o comando Sudo.
Assim como em distribuições do Linux, ele basicamente permite a execução de certas tarefas com privilégios administrativos a partir do prompt de comando.
De acordo com a Microsoft, o comando Sudo no Windows pode ser configurado para ser executado de três formas diferentes: em uma nova janela, com entrada desativada e embutido:
Com a opção “nova janela”, uma nova janela do prompt de comando será aberta com privilégios elevados para execução do comando desejado.
No caso da opção “com entrada desativada”, o comando com privilégios elevados será executado com seu stdin fechado na janela a partir da qual você acionou a elevação. Não será possível interagir com o processo elevado.
Já com a opção “embutido” o comando com privilégios elevados será executado integrado na mesma janela a partir da qual você acionou a elevação. Este modo é similar à experiência oferecida em outras plataformas.
Um vídeo da Microsoft demonstrando o uso do comando Sudo no Windows pode ser visto abaixo e mais detalhes técnicos sobre ele podem ser encontrados neste link:
Outras novidades que os usuários poderão conferir no Windows 11 24H2 incluem uma interface de instalação mais moderna que também inclui a opção para instalação de drivers de rede sem fio e criptografia de disco BitLocker habilitada por padrão* em novas instalações.
*Isso poderá ser desativado a qualquer momento pelo usuário selecionando a opção destacada abaixo.
Além disso, a nova versão do Windows removerá alguns aplicativos presentes em outras versões como o WordPad, Email, Filmes & TV e outros.
O Windows 11 24H2 também será a primeira versão do sistema operacional da Microsoft com suporte para o padrão USB 80Gbps, inicialmente em PCs baseados na plataforma Intel Core HX de 14ª geração como o Razer Blade 18.
Em PC equipados com impressoras certificadas pela Mopria, o sistema operacional oferecerá um novo modo de impressão protegido. Basicamente este modo permitirá que as impressoras suportadas funcionem sem depender instaladores de terceiros.
Confira se sua impressora é certificada acessando este link.
A Microsoft deve divulgar a lista completa com todas as novidades introduzidas pelo Windows 11 24H2 quando a atualização for lançada oficialmente nos próximos meses.
O Windows 11 24H2 virá pré-instalado em novos PCs e os usuários com PC suportados poderão atualizar para a nova versão a partir do Windows Update quando a atualização estiver disponível.
A Microsoft também deve oferecer uma versão atualizada da Ferramenta de Criação de Mídia e do Assistente de atualização para quem quiser atualizar seus PCs sem esperar pelo Windows Update.